Em depoimento prestado esta semana para o Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp) do Ministério Público do Rio, o delegado e ex titular da Core, Sérgio Sahione falou que Allan Duarte, titular da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI), fez parte da operação no Complexo do Salgueiro no dia 18 de maio. Duarte é o delegado responsável pela investigação da morte de João Pedro Matos Pinto, de 14 anos, nesta mesma operação.
Segundo Sahione, Duarte acompanhou a operação dentro de um veículo blindado da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e a aproveitou para fazer um “reconhecimento de terreno”. Em nota, a Polícia Civil afirmou que Duarte estava em outro local da favela no momento do crime e que utilizou o blindado da Core para “realizar mapeamento de locais de alta incidência de homicídios”. Sahione pediu demissão do cargo de chefia da Core, logo após prestar o depoimento, informando ainda não valer a pena ocupar a função e que não dormia pensando no que poderia ter feito de diferente para evitar a morte de João Pedro.
Um mês depois do assassinato de João Pedro, os policiais Mauro José Gonçalves, Maxwell Gomes Pereira e Fernando de Brito Meister estão sendo investigados. Os três não compareceram no Ministério Público na última quarta, 17, para prestarem novos depoimentos.