Palavras Pretas – Escritoras negras lançam livros infantis no Rio de Janeiro

Mari a sementinha é um livro de literatura infantil inspirada na trajetória de Marielle Franco, escrito por Maíra dos Santos Oliveira de 31 anos, carioca, filha de Chiquita-Bacana Rozenete e mãe do Pedro. Contadora de histórias com foco na literatura negra fez seu primeiro pré-lançamento  dia 14 de dezembro, 9 meses após o assassinato da vereadora. As ilustrações foram feitas por Giulia Santos, designer de 23 anos que já realizou outros trabalhos ligados a comunicação visual como Será que vai chover?, Segunda Black, Liniker na Rua, Grafitaço por Direitos. Editado pela Nandyala, editora que criou a ocupação Afroliterária, no Espaço Cultural de Angola – Consulado Angolano no Centro do Rio.

Giulia e Maíra pré-lançamento do livro Mari a sementinha no Espaço Cultural de Angola no Rio de Janeiro – Foto Tiago Nascimento.

A cubana Teresa Cárdenas lançou o livro Mãe Sereia no último dia 9 de dezembro pela Editora Mini-Pallas, na livraria da Travessa, em Botafogo. A obra contou com as ilustrações da argentina Vanina Starkoff.

Mãe Sereia conta da travessia do primeiro  navio carregado de seres humanos sequestrados e forçados a trabalhar de graça da África para Ámerica.

Escritora cubana Teresa Cárdenas autografando livros no Rio de Janeiro – Livraria Travessa
No navio estão homens, mulheres e crianças que enfrentam a dura passagem  pelo Atlântico.  Mas, eles não estão sozinhos, Mãe Sereia, a deusa iorubá dos peixes e das águas salobras,  mergulhou na imensidão das  ondas, transformada  em  uma enorme sereia anil, para seguir o navio através do oceano.

Além de Mãe Sereia, já publicou no Brasil os livros: Cachorro Velho, Cartas para minha mãe, Contos de Olofi.