O governo estadual e a prefeitura da capital de São Paulo estão empenhados nestes dois primeiros dias da semana em aprovar projetos na Câmara e na Assembleia para a decretação de um mega-feriado a partir de quarta-feira, 20, até o domingo 24, numa tentativa de aumentar o índice de isolamento social, hoje abaixo dos 50%, comprometendo o sucesso do combate à pandemia. Serão antecipados Corpus Christi (celebrado em junho) e Consciência Negra (novembro), para quarta e quinta (21). A sexta (22) será ponto facultativo.
O anúncio foi feito pelo governador João Dória e pelo prefeito Bruno Covas em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do executivo estadual. As medidas ainda serão votadas no legislativo, mas ações propostas na pandemia têm sido aprovadas com facilidade.
Índices de isolamento social costumam ser maiores em feriados e finais de semana, e seguem abaixo de 50% em dias úteis. No sábado (16), a capital teve uma taxa de 52% e o estado, de 50%. No domingo, a capital atingiu 56% e o estado, 54%.