A segunda edição do Festival de Boas Práticas do Funtrad – Fundo de Promoção do Trabalho Decente, teve uma programação diversificada com mostra imersiva em 3D, lançamento de catálogo comemorativo aos 10 anos de editais, oficinas e conferência virtual com o professor da Unicamp, José Dari Krein, doutor em Economia Social e do Trabalho.

O festival aconteceu no dia 18/06, no Hotel Fiesta, com acesso livre ao público e contou com as presenças do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Claudio Mascarenhas Brandão, o secretário da Setre, Davidson Magalhães, representantes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-Ba), Ministério Público do Trabalho (MPTBa), Vereador Hélio Ferreira (Sindicato Dos Rodoviários), Jailson Carvalho ( Movimento anti-capacitista da Bahia) e outras autoridades.

O Funtrad é um braço da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), ambos vinculados à Setre. Desde que lançou seu primeiro edital, em 2013, o fundo já disponibilizou R$ 34 milhões para o financiamento de 82 projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que beneficiaram mais de 40 mil (41.291) pessoas.

Um novo edital está com inscrições abertas até o dia 03/07, disponibilizando R$ 18 milhões para iniciativas de promoção do trabalho decente para 2025. O edital 005/2024, bem como a retificação ao edital com o novo cronograma, podem ser acessados no site da Setre (www.trabalho.ba.gov.br), na aba Editais e Chamadas.

O festival é uma oportunidade de reunir, em oficinas, representantes de OSCs, beneficiários e públicos em geral para discutirem a promoção do trabalho decente por meio de projetos financiados pelo Funtrad.

O fundo é subsidiado por indenizações oriundas de sentenças do TRT-Ba e Termos de Ajuste de Conduta (TACs) celebrados pelo MPT-Ba. Assim, os recursos são revertidos em prol do trabalho digno no estado onde o direito do trabalhador foi violado.Conferência – Uma novidade nesta segunda edição do festival foi a conferência com o pesquisador José Dari Krein, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O conferencista, que é doutor em Economia Social e do Trabalho, falou sobre as transformações no mundo do trabalho e os desafios para a promoção do trabalho decente, com perguntas abertas ao público após exposição. Catálogo – Com tiragem de 1.500 exemplares, o catálogo comemorativo aos 10 anos de editais do Funtrad (2013-2023) mostra, a partir de elementos gráficos, fotografias e dados numéricos, o alcance das ações que receberam recursos do fundo.

O catálogo físico foi distribuído de forma limitada durante o evento, mas está disponível em sua versão digital, de forma gratuita, por meio de um QRCode disponível no local.Mostra Imersiva 3D – A tecnologia de projeção mapeada nas quatro paredes, em ambiente fechado e sem iluminação, permite ao expectador a imersão no tema da mostra. A peça imersiva 3D com duração de aproximadamente cinco minutos é uma criação do artista visual e VJ Vinny Almeida e apresenta, de forma artística e tecnológica, aspectos relevantes do Funtrad e de alguns projetos já executados.

A mostra contou com acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD) auditiva (tradução em libras) e visual (audiodescrição que pode ser acessada por meio de QRCode no local). Pioneirismo – A Bahia implantou em 2007, de forma pioneira, a Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), que trabalha sobre nove eixos prioritários: erradicação do trabalho infantil; erradicação do trabalho escravo; saúde e segurança do trabalhador; promoção da igualdade da pessoa com deficiência (PcD); promoção de igualdade de gênero e raça; trabalho doméstico; juventude; serviço público e empregos e trabalhos verdes.

O Funtrad é o primeiro fundo criado no País destinado a financiar projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que promovam a geração de trabalho e renda para populações vulneráveis. Os projetos são selecionados por meio de editais públicos e se relacionam a um dos nove eixos.