Profissional regulamentado pela lei nº 8.623/93, e Decreto Federal nº 946/93, que contribui na realização de sonhos dos viajantes e turistas.
De acordo com a Portaria nº 27, de 30 de janeiro de 2014, do Ministério do Turismo, para o exercício das atividades de Guia de Turismo é necessário fazer o cadastro no CADASTUR (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos). As funções do Técnico em Guia de Turismo são de planejar roteiros turísticos, de acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas.
O Guia de Turismo deve também, promover e orientar despachos e liberação de passageiros e suas bagagens, em terminais de embarques e desembarques aéreos, marítimos, fluviais, rodoviários e ferroviários; acessar gratuitamente, quando possível, museus, bibliotecas, feiras, galerias de arte, exposição e pontos de interesse turístico, quando estiver conduzindo ou não pessoas ou grupos. A credencial de Guia de Turismo precisa está em local visível onde possibilite a verificação do nome, idioma (s), a categoria e a validade da credencial.
“Embora nunca precisasse contratar o Guia de Turismo, mas acho interessante por levar pessoas para conhecer lugares não explorados de forma cultural, disse a estudante Eliene Xavier, moradora do Vale das Pedrinhas, em Salvador”.
Enfim, o Guia de Turismo é habilitado para guiar visitantes nos roteiros turísticos, disseminando informações sobre as manifestações culturais, pratos típicos locais e promover assistência integral ao turista durante o período de viagem.
Na cidade de Salvador (Bahia), o bairro do Pelourinho localizado no Centro Antigo, encontra-se riquezas arquitetônicas barrocas em muitas igrejas do roteiro turístico. No Centro Histórico de Salvador é possível visitar o Elevador Lacerda, a Igreja de São Francisco, Casa do Olodum dentre outros.
Turistas com interesse de participar do carnaval em favela de Salvador, uma ótima opção é o Circuito Mestre Bimba, localizado na Rua do Norte, no bairro do Nordeste de Amaralina, foi instituído em 2012, com mais de 70 atrações. Para mais informações acesse o link: