O festival MIRA na Diversidade – Ocupa Pilotis 2023, uma colaboração entre a Criamos Agência de Cultura e o Museu de Arte do Rio (MAR), busca destacar novos artistas independentes do Brasil que pertencem às comunidades de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+. Este evento gratuito, que ocorre nos dias 21 e 22 de outubro, no MAR, a partir das 15h, apresentará talentos de três gêneros musicais distintos: MIRA no Talento das MANAS, MIRA no Talento dos LGBTs e MIRA no Talento dos PRETES. Os ingressos podem ser obtidos no link https://bit.ly/MIRAeuvou.

Além disso oferecendo uma uma oportunidade para vozes novas e desconhecidas, dentro da programação haverá o Ocupa Pilotis 2023, onde artistas previamente selecionados terão a chance de se apresentar. Todo processo de seleção, competição e votação dos candidatos pode ser acompanhado no Instagram do festival, @miranadiversidade. Cada finalista receberá um cachê de R$1.500 para cobrir despesas com a banda, equipe e logística.

A partir das 18h do dia 21 de outubro, a influência carioca será destaque no festival. Yoùn, uma dupla que combina R&B, rap e música brasileira, abrirá a primeira noite, com uma participação especial de Mahmundi, indicada ao Grammy Latino de 2019. Na mesma noite, Azula, uma cantora trans, convida a goiana Mel, cantora solo.

Os shows de domingo, iniciando às 17h, trarão a música da cantora, compositora, atriz, autora e ativista indígena Kaê Guajajara, que se apresentará com a cantora Bia Ferreira.