No dia 12 do mês de Maio manifestantes protestaram no mundo inteiro contra a crise global capitalista. A data marca o aniversário de 1 ano das ocupações dxs indignadxs. No Brasil o protesto foi programado em 12 Estados, dentre os quais São Paulo e Rio de Janeiro. A reportagem da ANF foi a Madrid, o epicentro dos protestos onde mais de 100 mil pessoas ocuparam a Praça do Sol; veja o vídeo da ANF:
httpv://www.youtube.com/watch?v=96uOimTdpPQ
No final da tarde do dia 12, xs manifestantes chegaram à Praça do Sol por cinco marchas distintas que percorreram a capital da Espanha partindo de diferentes localidades. Chegando ao ponto de encontro, xs manifestantes cantaram e exibiram cartazes num protesto pacífico. Criticavam os rumos contemporâneos do sistema econômico, político, social e, principalmente, as consequências sociais da crise na Espanha.
Segundo entrevista que fizemos com o movimento “Democracia Real Ya” (http://www.democraciarealya.es/), participaram também na organização da manifestação outros agrupamentos, como o “Juventud sin Futuro” (http://www.juventudsinfuturo.net/), a Acampada Sol e várias Assembléias de Bairro e do Povo.
Xs manifestantes reivindicavam 1) a retirada imediata da reforma trabalhista, que estaria permitindo demissões em grandes proporções na Espanha; 2) a restituição do estado de bem estar através do investimento em educação e saúde; 3) a interrupção da ajuda a bancos com dinheiro público; e 4) a criação de uma renda básica cidadã que garanta dignidade básica aos espanhóis.
A manifestação seguiu tranquila até a madrugada, quando um pequeno grupo de cerca de 200 manifestantes, que ocupavam o local, foi retirado de forma truculenta pela polícia. 18 manifestantes foram detidxs (e já liberadxs). Xs manifestantes reclamaram de excessos no uso da força por parte da polícia. Há ainda uma acusação de abuso sexual durante a confusão, conforme vídeo abaixo.
httpv://www.youtube.com/watch?v=BjT49XXQ5X4&feature=related
Outro vídeo mostra um jovem indefeso sendo agredido covardemente por dois policiais espanhóis:
httpv://www.youtube.com/watch?v=IIKEMgMUKP8&feature=relmfu
Já este vídeo mostra de modo mais geral a ação na madrugada de remoção na praça:
httpv://www.youtube.com/watch?v=AS56pv-4xX0&feature=relmfu
Fonte adicional:
http://luisabelchior.blogfolha.uol.com.br/2012/05/16/um-ano-de-indignacao/