Fronteira - Manguinhos em Cena

Rock, blues, samba e funk estão presentes em “Fronteira”, nova peça do projeto Manguinhos em Cena.  São 27 alunos-atores atuando, cantando, dançando e tocando vários instrumentos. O espetáculo inova com os atores encenando no meio do público, numa plateia desconstruída, ao som da ópera-funk-rock. Assim é contada a história de amor mitológica entre “Flor e Sabiá”, os filhos jovens de “Gênesis e Gaia”, líderes de territórios distintos e que no passado também viveram um grande amor.  Amor que ultrapassa os limites da Fronteira e pode ser vivido em qualquer tempo e lugar.   O espetáculo “Fronteira” fica em cartaz de 13 a 16 de novembro, de quinta a domingo, às 19h, com entrada franca, no Cineteatro Eduardo Coutinho, em Manguinhos.

Com direção de Luís Igreja, dramaturgia de Renata Mizrahi e colaboração dos  alunos-atores, “Fronteira” é uma ópera-funk-rock voltada para o público jovem, que mostra a força dramatúrgica e lado intuitivo musical do grupo.  “O funk é o natural deles. Na formação atual – com novos integrantes desde  do início do ano -,  a música e a dança pulsam muito fortes neles.  Aproveitamos essas características misturamos o funk, rock, soul, blues e samba.  A dramaturgia nasceu da reunião dos ritmos que o grupo carrega consigo e usamos as referências de filmes e musicais como “Laranja mecânica” e o “Jesus Cristo Superstar”. Isso tudo resultou uma bela história de amor clássica, bem ao estilo Romeu e Julieta”,  orgulha-se Luís Igreja.

SINOPSE: A Fronteira é um não-lugar no espaço, no qual todos os desavisados que atravessam seus limites, desaparecem. É o que diz a lenda. Ela fica entre dois territórios rivais com moradores que seguem seus líderes Gênesis e Gaia, sem questionar, desde tempos esquecidos. Um dia, os filhos jovens de Gênesis e Gaia – Flor e Sabiá, por se sentirem diferentes de todos ao seu redor, fogem e atravessam os limites da Fronteira. Eles se encontram, se conhecem e se apaixonam. O amor dos jovens vai provocar uma grande revolução nos territórios de seus pais e forçará Gênesis e Gaia a se encontrarem e enfrentarem, finalmente, o passado longínquo que os separou e exilou na terra.

Idealizado e coordenado pela Companhia do Gesto e pela Zucca Produções em parceria com a Biblioteca Parque de Manguinhos, o projeto Manguinhos em Cena é um dos laboratórios do PalavraLab das Bibliotecas Parque estaduais e integra o Programa FAVELA CRIATIVA. Resultado da parceria entre o poder público e a iniciativa privada, contando com recursos de R$ 14 milhões, provenientes da Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Light, do Programa de Eficiência Energética da ANEEL e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, o FAVELA CRIATIVA é formado por um conjunto de projetos que oferece a jovens agentes culturais formação artística e especialização em gestão cultural e estabelece canais de diálogo entre estes jovens, possíveis parceiros e patrocinadores potenciais.

Classificação Etária: 10 anos

Para acompanhar a agenda e as ações do grupo Manguinhos em Cena é só acessar www.facebook.com/manguinhosemcena