Dado continuidade ao 1º Seminário de Pesquisa Favela é o Centro, o Museu das Favelas, em São Paulo, realiza hoje, das 19h às 21h, no Auditório Estouro, a primeira mesa de debate Levantando Dados: Metodologias de Pesquisa na Quebrada.
O encontro tem a mediação de Luzinete Borges, membra do Centro de Estudos Periféricos (CEP) da UNIFESP, e conta com a participação de Rachel Rua, gerente do Data Favela, e Thiago Teles Brandão Ferreira, coordenador técnico do Censo 2022 no Estado de São Paulo.
A mesa debate as diferentes metodologias aplicadas em suas pesquisas de alcance nacional e, também, apresenta dados e estatísticas que disputam estigmas comumente associados aos territórios de favelas e periferias.
Amanhã, sábado
No sábado (23), das 10h às 12h30, na Sala CORRE, ocorre a oficina de elaboração de verbetes para o Dicionário de Favelas Marielle Franco, com mediação de Thiago Ferreira e Caíque Azael, editores do site que reúne mais de 1.700 verbetes a respeito de referências sobre favelas e periferias do Brasil elaborados de forma colaborativa.
A oficina faz parte da programação da 17ª Primavera de Museus – Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas, iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A ação ocorre anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil como forma de criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.
Tarde de sábado
Ainda no sábado, das 12h às 17h, a livraria Suburbano Convicto, especializada em literatura marginal, terá um stand para exposição e comercialização de livros e publicações no jardim do Museu das Favelas.
A partir das 14h, no Auditório Estouro, ocorre a segunda mesa de debate, sob o tema Cartografias periféricas: até onde vai meu mapa?, que discutirá os limites e desafios sobre o mapeamento em zonas periféricas, e terá a participação dos palestrantes Aluízio Marino (coordenador do LabCidade), Igor Pantoja, (coordenador de Relações Institucionais no Instituto Cidades Sustentáveis), Jéssica Cerqueira, (representando o projeto Emergências Políticas Periféricas, realizado pelo Instituto Update) e a mediação de Wellington Fernandes, do coletivo Quebradamaps.
Fechamento do evento
Para fechar a programação, a terceira e última mesa de debate da programação, sob o título: Memórias periféricas: as diferentes formas de lembrar e esquecer, no Auditório Estouro, das 16h às 18h.
O encontro reúne os palestrantes: Claudia Ribeiro (coordenadora do Museu da Maré), Sônia Fleury (coordenadora do Dicionário de Favelas Marielle Franco) e Rafael Lucas Leonel (diretor do podcast Memórias Quebradas) e conta com a mediação de Suzy Santos (coordenadora do Museu Comunitário Jd. Vermelhão).
A apresentação trará debates sobre as formas de se lembrar e esquecer das favelas e as pesquisas desenvolvidas por suas iniciativas focadas em preservação e construção de novas narrativas.
SERVIÇO
I SEMINÁRIO DE PESQUISA FAVELA É O CENTRO
MESA 1 – LEVANTANDO DADOS: METODOLOGIAS DE PESQUISA DE CAMPO NA QUEBRADA
Sexta-feira, dia 22/09/2023, das 19h às 21h
Local: Auditório Estouro
Intérprete em Libras
Credenciamento a partir de 18h
Vagas: 50
Transmissão ao vivo – canal do youtube do Museu das Favelas
Palestrantes: Rachel Rua (Data Favela), Thiago Teles Brandão (IBGE) e Luzinete Borges (CEP – Centro de Estudos Periféricos)
OFICINA DE CRIAÇÃO DE VERBETES COM O DICIONÁRIO DE FAVELAS MARIELLE FRANCO
Sábado, dia 23/09/2023, 10h às 12h30
Local: Sala CORRE
Intérprete em Libras
Credenciamento a partir de 9h
Vagas: 20
Mediadores: Thiago Ferreira e Caíque Azael (Dicionário de Favelas Marielle Franco)
MESA 2 – CARTOGRAFIAS PERIFÉRICAS: ATÉ ONDE VAI MEU MAPA?
Sábado, dia 23/09/2023, das 14h às 16h
Local: Auditório Estouro
Intérprete em Libras
Credenciamento a partir de 13h
Vagas: 50
Transmissão ao vivo – canal do youtube do Museu das Favelas
Palestrantes: Jessica Cerqueira (Instituto Update), Aluízio Marino (LabCidade), Igor Pantoja (Rede Nossa São Paulo), Mediação: Wellington Fernandes (Quebrada maps)
MESA 3 – MEMÓRIAS PERIFÉRICAS: AS DIFERENTES FORMAS DE LEMBRAR E ESQUECER
Sábado, dia 23/09/2023, 16h às 18h
Local: Auditório Estouro
Intérprete em Libras
Vagas: 50
Credenciamento a partir de 15h
Transmissão ao vivo – canal do youtube do Museu das Favelas
Participantes: Cláudia Ribeiro (Museu da Maré), Sônia Fleury (Dicionário de Favelas Marielle Franco), Rafael Lucas Leonel (Memórias Quebradas). Mediação: Suzy Santos (Museu Comunitário Jd. Vermelhão)
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas