A Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos-ReBEDH (Seção BA e SE) realiza I Encontro Regional de Educação em Direitos Humanos-Nordeste (Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas) e o III Fórum Baiano de Educação em Direitos Humanos.
A abertura dos trabalhos será no dia 20/9, às 8h30, no Auditório Jurandyr Oliveira, da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus I, no bairro Cabula.
No outro dia, 21, o evento continuará a partir das 8h30, no Auditório Térreo B, da Universidade Católica do Salvador-UCSAL, localizado na Avenida Professor Pinto de Aguiar, bairro Pituaçu, Salvador-Bahia.
A iniciativa fornecerá ao participante um certificado com carga horária de 16h, mediante a inscrição gratuita, participação integral na modalidade híbrida (presencial/online), e assinar listas de presença que serão disponibilizadas durante o evento.
Faça sua inscrição e acesse a programação completa.
Para a coordenação da ReBEDH, a ação busca “reunir e estabelecer o diálogo entre especialistas e estudiosos na área de Educação em Direitos Humanos com vistas ao fortalecimento do Estado Democrático de Direito”.
Quanto à relevância da participação dos movimentos sociais no 1º Encontro Regional. Segundo a assistente social, educadora e ativista social, Elaine Luz, oriunda do bairro Cabula em Salvador, “os movimentos sociais são os meios de intervenção direta no contexto político que grupos majoritários são minorizados.
Os movimentos sociais são característicos de uma sociedade plural por interesses coletivos e/ou individuais. Assim sendo, a organização de indivíduos em prol de uma causa é uma característica de uma sociedade politicamente ativa. Os grupos que produzem ação em busca de representação política de seus anseios atuam de modo a produzir pressão direta ou indireta no corpo político de um Estado”.
A Rede foi criada em 1995 e reativada em 2000, e conta com mais de 700 (setecentos) associados cadastrados. De acordo com organizadores (as) do evento, “A Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, suprapartidária e supra-religiosa, de articulação e cooperação entre pessoas, grupos, movimentos sociais, entidades e instituições da sociedade civil que atuam na Educação em Direitos Humanos”. E objetiva “contribuir para o fortalecimento da democracia no país, por meio da promoção da educação em direitos humanos, na perspectiva da formação cidadã, do respeito integral aos direitos humanos, da defesa da justiça social e ambiental, realizando práticas de educação emancipadora, crítica, problematizadora, inclusiva, intercultural e democrática”.
A atividade é realizada pela Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos em parceria com a Universidade Católica do Salvador; Universidade Federal de Sergipe; Universidade Federal de Alagoas; Universidade Federal do Sul da Bahia; Grupo de Pesquisa em Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade; Universidade Federal de Pernambuco; Fórum Estadual de Educação da Bahia; Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco-Campus Mata Norte; Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades (CRDH), Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade do Estado da Bahia; Agência de Notícias das Favelas e muito mais.
Qualquer dúvida envie um e-mail para anaecgomes@hotmail.com e/ou clodoaldo.rebedh@gmail.com
Acesse a transmissão simultaneamente do evento no canal da ReBEDH-PE e RedeEDH Bahia.