21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

A Campanha nasce em torno do Dia Internacional da Não-violência contra as Mulheres, celebrado em 25 de novembro- Crédito: Divulgação

Conhecido inicialmente como 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a iniciativa foi criada em 1991, por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos EUA.

Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos Direitos Humanos das mulheres.

Atualmente, acontece em 159 países. Internacionalmente, tem início no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres) e término no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

Mas, na Bahia, são 21 Dias de Ativismo, com início no 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, para enfatizar a dupla discriminação sofrida pela mulher negra e termina em 10 de dezembro.

Neste período, mais duas importantes datas são celebradas: 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, e 06 de dezembro, Dia de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Segundo a pesquisa “Visível e Invisível: a vitimização de mulheres no Brasil”, realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Datafolha em maio de 2021, uma em cada quatro mulheres brasileiras acima de 16 anos, representando 24,4% dessa população, afirmaram ter sofrido algum tipo de violência ou agressão nos últimos 12 meses. Isso significa uma média de 17 milhões de mulheres.

De acordo com dados do Atlas da Violência 2021, uma iniciativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), 66% das mulheres assassinadas no Brasil em 2019 eram negras.

A Campanha nasce em torno do Dia Internacional da Não-violência contra as Mulheres, celebrado em 25 de novembro. A comemoração da data foi decretada no 1° Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, realizada em 1981, na Colômbia, e reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999.

É uma referência ao assassinato cruel das irmãs Mirabal pelo ditador Trujillo na República Dominicana, em 25 de novembro de 1960.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas