Com o tema “Territórios Literários”, Campanha oferece 150 atividades gratuitas ao longo de uma semana no RJ
A cidade do Rio de Janeiro receberá pelo 22º ano a Campanha Paixão de Ler 2014, no período de 25 de novembro a 05 de dezembro. Esse ano, a Campanha abordará a temática TERRITÓRIOS LITERÁRIOS cuja proposta pretende discutir e refletir a diversidades literárias, a democratização dos espaços, a legitimação do pensamento e a marca territorial desses grupos nas narrativas e poéticas.
Serão 120 atividades gratuitas programadas para acontecer em vários espaços da cidade. Esse ano, 60 atividades serão ofertadas pela Gerência de Livro e Leitura, entre oficinas de formação, encontro com escritores e ilustradores, palestras, rodas de leitura, exposição, contação de histórias, saraus e show musical. Cerca de 35 parcerias foram estabelecidas através de adesões e 10 territórios pacificados receberão uma programação especial para a realização do projeto TROCA-TROCA DE LIVROS, já estabelecido nesses espaços desde do início do ano.
A abertura da campanha ocorrerá na noite do dia 25 de novembro, no Memorial Getúlio Vargas, na Glória. A cerimônia oficial para 200 convidados, que terá Pedro Bial como mestre de cerimônia, apresentará a programação semanal da Campanha e fará o lançamento do catálogo ROTA DO LIVRO – PROJETO TROCA-TROCA NOS TERRITÓRIOS, ação incentivada pelo Programa de Fomento à Cultura Carioca – hábito de leitura, além de homenagear algumas personalidades locais que marcaram seu trabalho com literatura em seus territórios. Após esse primeiro momento, uma grande festa comandada por BNegão como DJ proporcionará uma confraternização repleta de interferências literárias com a presença dos poetas do Slam Tagarela e do escritor Otávio Jr. e seu projeto Ler é Dez!, tudo isso em um cenário idealizado pela equipe do Radiográfico.
Campanha Paixão de Ler 2014 homenageia Carolina Maria de Jesus
Ao realizar a pesquisa para o tema de 2014, as curadoras da campanha Gisele Lopes e Patrícia Nogueira conheceram a obra de Carolina Maria de Jesus, mulher negra, semialfabetizada e favelada que na década de 60 registrou sua realidade em papéis catados no próprio lixão que havia próximo ao barraco onde morava. Foi o jornalista Audálio Dantas quem a encontrou e conheceu esses escritos que se transformaram no primeiro livro de Carolina, Quarto de despejo, traduzido para treze idiomas. Além dessa obra, outros três livros foram publicados; o último, Diário de Bitta, teve publicação póstuma, em 1982.
“Com uma linguagem simples, porém demonstrando uma lucidez social e política, o que mais encantou na figura de Carolina de Jesus foi a sua paixão pela leitura e escrita. Essa marca autoral da realidade vivida e estampada na sua literatura é símbolo de todo o conceito que a Campanha Paixão de Ler quer apresentar nesta edição, por isso, ela será a grande homenageada com uma programação especial que acontecerá no Memorial de Getúlio Vargas, na Glória”, ressalta Gisele Lopes, gerente de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura e também uma das curadoras da Campanha.
Durante a semana, no Memorial Getúlio Vargas ocorrerão atividades em alusão a escritora e a literatura afro brasileira com a presença de Luis Antonio Pillar, diretor do filme O papel e o mar, além das escritoras Lia Vieira e Iris Amâncio. Sessões de vídeos e curtas sobre Carolina Maria de Jesus serão exibidos no auditório do espaço.
O museu também apresentará um painel da literatura afro brasileira com a presença de contação de histórias do Griot africano. O fotógrafo Cesar Fraga, que percorreu as cidades protagonistas do tráfico negreiro para o Brasil durante dois meses em uma viagem por nove países africanos – Cabo Verde, Guiné Bissau, Senegal, Gana,Togo, Benin, Nigéria, Angola e Moçambique – fará parte da mesa “Pelos caminhos de uma nação afro” junto com o escritor africano Abdulai Silla. A mediação será do escritor Henrique Rodrigues.
PROGRAMAÇÃO DA 22º CAMPANHA PAIXÃO DE LER
MESAS PRINCIPAIS
Foram organizadas 5 mesas principais para a discussão do tema. A primeira ocorre no dia 26, nas Salas da Escola do Olhar, no Museu de Arte do Rio (MAR), “Vivências Literárias: caminhos a seguir”, com os escritores Marcio Vassallo, Otávio Jr, Ovídio Poli Jr e Flavio Araújo, compartilhando suas ações e experiências no campo da leitura. Na Biblioteca Parque Central, dia 27/11, às 19 horas, a mesa “Literatura e Territórios: alinhando fronteiras” o professor Paulo Tonani e os escritores Marcelo Moutinho e Ana Paula Lisboa, que participaram do projeto francês “Je suis favela” (2011) e “Je suis toujours favela” (2014) que retrata a realidade vivida nas periferias cariocas conversarão sobre o tema com participação de um tradutor de libras.
Outra mesa discutirá a “Literatura Marginal e as estratégias de produção, circulação e consumo cultural nos territórios” com a presença de Jessé Andarilho e outra para refletir sobre as manifestações poéticas na cidade do Rio de Janeiro e as influências dos movimentos dos saraus de São Paulo. Após a mesa haverá a apresentação de Slam Poetry, realizada pelo Slam Tagarela.
Por fim, no dia 02/12 o encerramento da semana será no Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola, começando às 18h30 com um grande evento, entre eles a mesa final “Território – a diversidade das vozes e a democratização dos espaços.” Presentes a professora da UNB, Regina Dalcastagné, autora do livro “Literatura brasileira contemporânea, um território contestado”, o qual faz uma análise sobre a narrativa contemporânea brasileira e retrata um painel sobre quem escreve e para quem escreve. O escritor Paulo Lins, o jornalista e escritor Nelson Motta e a jornalista Regina Zappa também apresentarão sob óticas diferentes sua opinião sobre o assunto. Um tributo a Chico Buarque será apresentado ao final da mesa, com atrações que adaptaram a obra do artista para o hip-hop e dança do passinho.
BIBLIOTECAS
As 10 Bibliotecas Populares Municipais terão uma rica programação de atividades que envolvem encontros com os escritores Edney Silvestre, Flávio Izhaki, Fabiana Karla, Fabio Sombra, Carolina Munhóz e Rafael Draccon, Binho Cultura, Rodrigo Ciríaco, Zuenir Ventura, Julio Emilio Braz, Sônia Rosa, Leo Cunha, Otávio Jr, além de contações de histórias e oficinas de Criação Escrita e Incentivo à Leitura com o escritor Sacolinha.
OFICINAS DE FORMAÇÃO
Esse ano, a Campanha Paixão de Ler irá oferecer muitas oficinas de formação abertas para o público geral, principalmente, professores e agentes de sala de leitura. São oficinas de criação escrita e de uso da palavra em diversas formas de linguagem e incentivo à leitura.
DAS QUEBRADAS PAULISTAS AOS SARAUS CARIOCAS
Nas últimas décadas, os saraus cariocas tornaram-se uma opção de lazer na cidade. Espalhados por toda região metropolitana, grupos de poetas se reúnem em rodas de rimas, saraus, batalhas de palavras e slam para compartilhar esse universo poético. Já nos anos 90, em São Paulo, um movimento poético surgido nas periferias paulistas apontava que a poesia seria um caminho presente na literatura contemporânea para as vozes retratarem sua visão e sensibilidade de mundo. Sérgio Vaz, poeta paulista, organiza há mais de 10 anos o sarau da COOPERIFA (COOPERATIVA Cultural da Periferia), movimento criado para incentivar a leitura e a criação poética. No Rio de Janeiro, Heloísa Buarque de Holanda publica, em 1975, o livro 26 poetas de hoje, uma antologia de poemas da chamada poesia marginal. Hoje, coordena o projeto de extensão da UFRJ, Universidade das Quebradas, que pretende consolidar um ambiente de troca entre saberes e práticas de criação e produção de conhecimento, articulando experiências culturais e intelectuais produzidas dentro e fora da academia.
A Campanha Paixão de ler 2014 tratará desse assunto de diversas formas. Consta na sua programação, mesas, saraus, oficinas que exploram esse cenário poético. Sérgio Vaz, Rodrigo Ciríaco, Paulo Emílio e Slam Tagarela e Lucas Viriato, do Plástico Bolha estarão presentes nessas ações. Várias adesões também apresentarão o assunto. A escritora Ninfa Parreiras irá realizar no Parque das Ruínas, dia 22/11, às 10h, o sarau Manifesto das Quebradas e O Plástico Bolha fará uma grande intervenção poética nos trens do MetrôRio no dia 29/11, sábado, e um grande encontro de poetas acontecerá no Sarau de Poesia – Realengo – 199 anos “Aquele abraço”, sob organização da atriz e dinamizadora, Beth Araújo.
PROJETO TROCA-TROCA DE LIVROS NOS TERRITÓRIOS LITERÁRIOS
O projeto Troca- Troca de Livros é realizado pela Gerência de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura há 5 anos. Desde o ano passado, em parceria com o Instituto Pereira Passos, vem realizando uma grande ação nos territórios pacificados que fazem parte do projeto Rio + Social com formação de mediadores e leitores. São 10 espaços que receberam um curso de formação em mediação de leitura, uma estante móvel com 60 livros e ações literárias de incentivo à leitura.
A democratização dos espaços e o acesso ao livro e leitura fazem parte da proposta de trabalho realizado pela Gerência de Livros e Leitura/ SMC. Na Campanha Paixão de Ler, os territórios Cerro – Corá, Salgueiro, Tabajaras/Cabrito, Manguinhos, Fumacê, Batan, Barreira do Vasco, Santa Marta já receberam um novo acervo para a realização das trocas, mais gibis e jogos educativos para a comunidade durante as 20 ações programadas para acontecer por lá. Rodas de leitura, saraus, encontro com autores, oficinas de formação escrita e de incentivo à leitura serão ofertadas à comunidade de forma gratuita. Cada território também ofereceu uma atividade de adesão, fortalecendo a produção cultural da região.
PAINEL DA LITERATURA INDÍGENA
A programação ainda contará com um dia para conhecer e discutir a literatura indígena. Kaká Werá, Cristino Wapichana e Papiõn – Karipuna apresentarão todo esse cenário indígena no dia 25/11, terça, na Biblioteca Municipal Popular da Gamboa, que fica no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian, na Praça Onze.
OUTRAS HOMENAGENS
A 22ª Campanha Paixão de Ler homenageará também Ziraldo, Jessé Andarilho, Joel Rufino, Beth Araújo e Otávio Jr, no dia da abertura, no Memorial Municipal Getúlio Vargas.