Neste ano de 2021, apesar das mudanças climáticas, da Pandemia e das constantes ameaças a democracia, não podemos deixar de registrar os 25 anos sem 2PAC Shakur. Considerado uma das maiores personalidades mundiais do Rap, ele nasceu no bairro norte americano de East Harlen em Manhattan, Nova Iorque nos EUA.
No contexto das favelas, o rapper influenciou muitos jovens da década de 90, com seus rap´s, que expressavam o cotidiano do gueto com inúmeras semelhanças com as favelas, principalmente da América Latina.
O estilo gangster se tornou uma febre para o mercado fonográfico da época, porque abordava todas as formas subversivas de sobrevivência no gueto, onde a violência, ausência de políticas publicas, o racismo e a pobreza, gritavam bem alto aos ouvidos do sistema opressor.
Estilo de vida de 2PAC
Thug Life, duas palavras que simbolizavam o estilo de vida de 2PAC, traduzidas ao nosso idioma significam “Vida Loka”. De fato a vida deste jovem rapper foi muito conturbada, seus pais pertenciam aos Panteras Negras, organização política criada no final da década de 1960 nos EUA. Eles lutaram arduamente por direitos civis e foram extremamente perseguidos pelo FBI, no qual muitos conflitos terminaram em mortes, prisões e espancamentos.
A família de 2PAC vivenciou o caos social da época, que influenciou muito na carreira do rapper, que escolheu a arte como instrumento para suas narrativas.
Hip Hop no Brasil
A chegada do Hip-Hop no Brasil, na década de 1980, absorveu rapidamente a estética do movimento e somente dez anos depois, que o conteúdo político ganhou visibilidade através de letras dos Racionais Mc´s, GOG, MV Bill, RZO, DJ Jamaica, Sheryline e muitos outros.
É o que tinha em comum com a narrativa das favelas, sob grande influência de 2PAC Shakur. Ele morreu no dia 16 de Setembro de 1996, porém está eternizado em seus singles e álbuns com milhões de cópias vendidas no mundo inteiro.
Eu não sou um gangster e nunca fui. Eu não sou o ladrão que rouba sua bolsa. Eu não sou o cara que rouba seu carro. Eu não compactuo com gente que rouba e machuca os outros. Eu sou apenas um combatente“ 2PAC Shakur
Primeira publicação
Ao escrever esta matéria, que destaca minha primeira publicação no site da ANF, mesmo sendo colaboradora há nove anos, sempre atuei no cenário cultural do Rio de Janeiro, no qual a ANF sempre foi parceira inabalável, seja nos eventos que disseminei minhas rimas e ideias, como naqueles que produzi em prol da cultura Hip Hop.