Hoje, 28 de junho, data que marca o aniversário da Rebelião de Stonewall, um evento importante que ocorreu em 28 de junho de 1969, quando frequentadores do bar Stonewall Inn, em Nova York, resistiram a uma batida policial e deram início a uma série de protestos e manifestações que impulsionaram o movimento pelos direitos LGBTQIAPN+.
Nesse dia, são realizadas paradas do orgulho, manifestações, eventos culturais, palestras, debates e outras atividades voltadas para conscientizar a sociedade sobre as questões enfrentadas pela comunidade LGBTQIAPN+ e promover a aceitação e o respeito por todos.
A sigla LGBTQIAPN+ é uma forma de representar a diversidade de orientações sexuais, identidades de gênero e expressões de gênero presentes na comunidade:
L: Lésbicas – mulheres que se sentem atraídas emocional, romântica ou sexualmente por outras mulheres.
G: Gays – homens que se sentem atraídos emocional, romântica ou sexualmente por outros homens.
B: Bissexuais – pessoas que se sentem atraídas emocional, romântica ou sexualmente por pessoas de ambos os sexos.
T: Transgêneros – pessoas cuja identidade de gênero difere do sexo atribuído no nascimento.
Q: Queer – termo abrangente que engloba pessoas que não se enquadram nas normas tradicionais de identidade de gênero e orientação sexual.
I: Intersexo – pessoas que nascem com características sexuais que não se encaixam nas categorias tradicionais de “masculino” ou “feminino”.
A: Assexuais – pessoas que não sentem atração sexual por outras pessoas.
P: Pansexuais – pessoas que se sentem atraídas emocional, romântica ou sexualmente por outras pessoas, independentemente do gênero ou da identidade de gênero.
N: Não-binários – pessoas cuja identidade de gênero não se enquadra nas categorias binárias de “homem” ou “mulher”.
+: O sinal de “+” é usado para representar outras identidades, orientações sexuais e expressões de gênero que não são abrangidas pelas letras da sigla principal.
É importante ressaltar que a sigla LGBTQIAPN+ é dinâmica e está em constante evolução para refletir a diversidade e a inclusão de todos.
É uma iniciativa louvável da startup Tamojuntes realizar uma Feira de Empreendedorismo e Empregabilidade LGBTRANS+ (pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e outras identidades de gênero e sexualidades diversas).
Isso significa o compromisso em celebrar a diversidade, promover a inclusão social, econômica e profissional, gerando oportunidades, visibilidade, empoderamento e conscientização em relação às questões específicas da comunidade LGBTRANS+ no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+.
@walmelo_jornalismo