Favelivro inaugurou ontem a 29ª biblioteca comunitária, desta vez em homenagem a atriz Malu Mader. A abertura ocorreu no Projeto Parque Vivo, localizado no Parque da Cidade, Rio de Janeiro.

A madrinha da biblioteca, que atenderá pelo menos três comunidades no Parque Cidade, apadrinhou o Projeto Rocinha, a maior projeção de cinema já realizada em comunidades.

Como foi criada

O Favelivro foi criado em janeiro de 2012 e nasceu do encontro de dois apaixonados por livros: os amigos Demezio Batista, livreiro, e a professora de língua portuguesa Verônica Marcilio.

Eles se conheceram na comunidade da Barreira do Vasco em uma ação social com crianças, e compartilharam o desejo de tornar a leitura mais acessível. Foi assim que nasceu o Favelivro.

Como funciona

As bibliotecas comunitárias são criadas a partir de um pedido dos moradores. Após montadas, a gerência fica a cargo da própria pessoa ou grupo solicitante.

O Favelivro fica responsável por montar fisicamente a biblioteca, estantes e estrutura básica, fornecer o acervo inicial de 1.000 livros através de doações, realizar a conexão do patrono escolhido pelos moradores da comunidade, produzir e divulgar a inauguração.

No estado do Rio de Janeiro, o movimento Favelivro inaugurou 28 unidades em comunidades: Duque de Caxias, São Gonçalo, Complexo do Caju, Vila Kennedy e Higienópolis.

Leitura no Brasil

No Brasil, cerca de 48% da população não tem o hábito da leitura, causado principalmente pela falta de acesso aos livros, devido ao preço e a inacessibilidade.

É nesse cenário que surge a Favelivro: um movimento que abre bibliotecas em comunidades carentes com livros gratuitos. Cada biblioteca leva o nome de um patrono famoso, que é sugerido pelos moradores de cada território.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas