A favela Santa Marta está assim. Sem bondinho sábado, domingo e segunda feira. Sem água desde sábado e agora pra melhorar quase todos os telefones mudos. Onde iremos parar? Estamos jogados as traças? Vendo idosos, grávidas e crianças subindo 788 degraus na favela pra chegar em suas casas, a galera passando sufoco pra tomar banho e agora sem telefone para se comunicar. E ainda falam em favela modelo? Engraçado quando o governador vai na comunidade, o bonde funciona, tudo volta na maior perfeição, depois que ele sai fora, volta tudo como era antes.

Uma favela que tá já quase 4 anos ocupada pela UPP, a favela que dá mais mídia pro governo, a mais famosa, que poderia ser exemplo pra varias outras comunidades e infelizmente falta muito, muito pra chegar a esse ideal. Dá até tristeza em falar tantas coisas ruins acontecendo em nossa querida favela onde mais de 6 mil pessoas dependem desses meios pra sobreviver. Pagamos água e não temos, bondinho ta parando quase toda semana, esgoto aberto pela comunidade toda e já estamos pagando, a luz tá cada dia pior, só aumento. No final de tudo fico vendo pessoas nascidas e criadas na comunidades tendo que sair da favela pelos altos custos e migrando pra outras comunidades não pacificadas. Daqui a 10 anos vai acabar que o Santa Marta vai virar um polo gastronômico com restaurantes, shoppings e lojas. Espero não poder ter esse sonho ruim um dia….

Artigo anteriorFAVELAS DE LUTO
Próximo artigoExército acusado de atacar moradores da Vila Cruzeiro durante visita do príncipe Harry ao Complexo do Alemão
Thiago Firmino
Thiago Firmino, nascido e criado na Favela Santa Marta, Representante Cultural e Guia Local de Turismo, hoje é considerado o morador que mais dá entrevistas falando sobre seu trabalho e sobre o Santa Marta. Carrega em seu currículo uma extensa lista de entrevistas como, Washington Post, Le Monde, Reuters, Capa do Jornal O Globo, Extra, Metrô, G1, Record, TV Sic, ,RJTV, Jornal Nacional, Rádio Globo, CBN, GloboNews, Estadão, Rede TV, Programa Mais Você entre outros. Thiago tem como hobby fotografar a cultura e a vida na Favela Santa Marta, o que lhe rendeu, recentemente, o 2º lugar do concurso do Jornal O Globo e o Extra com o prêmio de 5.000 reais, além de já ter suas fotos expostas na França, Covent Garden - Londres, estampada em capa de jornais e revistas internacionais e exposições pelo mundo.