Hoje, 5 de março é celebrado o Dia da Integração Cooperativista, a data traz visibilidade aos valores do cooperativismo, que surgiu como um combate à exploração sofrida pela classe trabalhadora em meados de 1844 em meio a Revolução Industrial na cidade de Rochdale-Manchester, interior da Inglaterra.
Até a segunda metade do século XX, predominaram as cooperativas ligadas à agricultura. A partir de então, com o crescimento das cidades e a emergência de maiores problemas sociais nesse espaço, houve a expansão das organizações de trabalhadores urbanos.
O espírito do cooperativismo se espalhou mundo a fora e chegou no Brasil em 1889, a partir da fundação da Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto, em Minas Gerais.
A união torna o movimento mais forte para continuar a cumprir com o papel de promover o desenvolvimento sustentável da comunidade cooperativista.
A organização cooperativista caracteriza-se por ser gerida de forma democrática e participativa, de acordo com aquilo que pretendem seus associados e o princípio da intercooperação agrega a colaboratividade entre o meio, fazendo a união entre os serviços prestados pelas cooperativas, formando uma rede de colaboração.
Um modelo que chama atenção por se apresentar como uma solução eficiente para os problemas econômicos e sociais enfrentados por boa parte da população.
Os princípios do cooperativismo
Com base no estatuto da cooperativa de consumo de Rochdale (1844), que continha sete artigos, os primeiros princípios – designados de “regras de ouro” – tinham o seguinte enunciado, em 1885:
1 – adesão livre;
2 – controle democrático: “um homem, um voto”;
3 – devolução do excedente ou retorno sobre as compras;
4 – juros limitados ao capital;
5 – neutralidade política, religiosa e racial;
6 – vendas a dinheiro e à vista;
7 – fomento do ensino em todos os graus.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas