Evento gratuito na Lapa: Cine-Sarau Seca Carioca tem filme, música e poesia

Arte: Divulgação.
É amanhã!!!!
Tudo pronto e na reta final para o primeiro Cine-Sarau Seca Carioca, um evento que exalta o cinema e a cultura local, lançando luz às nossas manifestações culturais populares.
 
Para aproveitar bem a noite dessa quinta-feira e curtir uma mistura de expressões culturais, é só chegar no Espaço Nix, que fica na Avenida Gomes Freire, 225, loja, na Lapa, Centro da capital.
 
Encontro tem o lançamento dos filmes “Eu só quero é ser feliz”, de André Fernandes, e “Meu palco é a rua”, de Tiago Nascimento, além de performance teatral, atrações musicais e rodada de debates.

Eu só quero ser feliz – Uma breve história do funk carioca é um filme curta-metragem de 26 minutos que remonta os primeiros anos do funk carioca. Por volta de meados dos anos 80 e liderados por duplas de MCs, os chamados bailes de corredor, que eram conhecidos pela violência através da grande mídia, saíram dos clubes do subúrbio e subiram os morros e favelas da cidade.

Os MCs Galo, Geleia, Leonardo, Amaro e Cidinho e Doca, além de Rômulo Costa, DJ Malboro, GrandMaster Rafael, Reginaldo da CurtiSom Rio e Adriana Facina são alguns dos entrevistados do documentário, que tem roteiro de Marcos Barreira. Lançado no Cinecarioca Nova Brasília, Complexo do Alemão, o filme é dirigido por André Fernandes, fundador da Agência de Notícias das Favelas – ANF.

Meu Palco é a Rua é um longa-metragem (80 m) que, através da história de Calebi Benedito, conta um pedacinho da memória do bairro de Vilar dos Teles – na cidade de São João de Meriti, Região Metropolitana do Rio –, área conhecida como a antiga Capital do Jeans. Calebi, criado no Morro dos Paraíbas vem de família de músicos, tocou nas principais casas de shows de São João de Meriti até ser convidado a participar da banda BBC – Bala Bom Bom e Chocolate, sucesso nos anos 2000. Para contar essa história foram convidados amigos e admiradores, entre eles o baterista Teo Lima, vencedor do Grammy Internacional; Vereador Reimont, autor da lei de proteção ao artista de rua; Mãe Loira do Funk Veronica Costa; Advogado André de Paula da Fist- Frente dos Sem-Teto, entre outros. O filme é dirigido por Tiago Nascimento, que é colaborador da ANF.

Além dos filmes, o evento terá também pocket shows de LC e as apresentações de Fabrício Fortes e Ana Neves, que mostram seu novo vídeo clipe A Valsa da Contestação e apresentam um pocket do show Minha MPB Morde. O ex-baixista da banda SEX-NOISE, sucesso do rock undergruod dos anos 90, Luis Carlos, mais conhecido na Lapa como LC, traz na voz e no violão seus arranjos desconcertantes produzidos pela Produtora Polifonia. Já a poesia fica por conta do Sarau mais tradicional e marginal da cidade: o Ratos Diversos.

RATOS DI VERSOS – gostamos de POESIA, não todas, transamos FANZINES, não sempre, frequentamos a LAPA, é verdade, estamos na PRAÇA, é preciso, sempre numa QUINTA-SIM, com lua, chuva, inundação ou granizo, início às 21hs – podem vir mais tarde, NÃO SOMOS coletivo de artistas, tratamos com uma REDE DE ARTES E AFETOS, quem vem, em geral: pensa logo SARAU, é mais ou menos isso.

Evento multucultural

Como se já não bastasse para ser uma noite multicultural, o evento traz, ainda, as apresentações dos DJ’s Mohamed Malok e Mr. Oberdam, além de exposição em 3D do desenhista e artista visual Ricardo Sacih.

Mohamed Malok é DJ Veterano da Cena Carioca, participou da banda Farofa Carioca na gravação do CD Moro No Brasil (Polygram, 1998) e de turnê para divulgação do álbum. É um dos fundadores do grupo de Rap3 P.r.e.t.o, e também fez parte do Sequelândia, ministrou cursos de DJ na Ong Crioula. Atualmente produz um CD do Grupo JPA Brothers.

O DJ Mr. Oberdam, da Original Black Sound System, é diretor geral do Espaço Cultural Viaduto de Realengo. Criador do Grafite que originou o selo “Realengo 200 anos” do Correio. Vencedor do Edital Ações Locais faz a diferença na Zona-Oeste apoiando pequenos grupos e rodas de rima. Também é o projetista oficial da Seca Carioca com exibições pela cidade.

Ricardo Sacih: Desenhista e artista visual, há mais de 20 anos no universo das artes visuais. Mergulhando agora na tecnologia através da técnica de impressão 3D, e iniciando uma nova fase de pesquisa que mescla diversas influências como o grafite, a pintura, escultura entre outras.

https://www.facebook.com/events/2455060084775047/

Serviço: Cine-Sarau Seca Carioca – Quinta-feira 19 de dezembro de 2019 –

Hora: 21h

Local: Espaço Nix – Rua Gomes Freire 225 – Lapa – Centro-RJ

Entrada Franca

Contatos: secacariocaproducoes@gmail.com

Cartaz-divulgação do evento.