“Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já!”, este é o tema da 5ª Conferência da Cidade de Queimados, que acontecerá no próximo dia 19 de maio, a partir das 09h, no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha, localizado na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembu. A atividade tem como objetivo ampliar o debate acerca dos desafios de transformar os municípios em espaços mais justos e assegurar o direito à cidade.  Além disso, serão definidas as diretrizes a serem debatidas na Conferência Estadual, em junho e posteriormente na Conferência Nacional, que será realizada no mês de novembro, em Brasília.

A Programação da Conferência começa a partir das 09h, quando será realizado o credenciamento e café da manhã. A mesa de abertura contará com a presença do Prefeito, Max Lemos, e do Subsecretário de Urbanismo André Bianche, além de autoridades estaduais e municipais e marcará o início da leitura e aprovação do Regimento Interno do evento.

Às 11h30, o Subsecretário de Urbanismo Regional e Metropolitano do Estado, Vicente de Paula Loureiro, dará uma palestra sobre a política nacional de desenvolvimento urbano e também sobre os impactos do arco metropolitano nos municípios da Baixada Fluminense, citando os vetores de crescimento tendo como estudo de caso, a cidade de Queimados.

Em seguida, representantes da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) irão palestrar sobre Acessibilidade e Mobilidade Urbana.  Antes do almoço, os conferencistas poderão realizar perguntas aos palestrantes e a tarde se reunirão em grupos de trabalho para formularem propostas a serem inseridas no relatório final do evento.

A Conferência servirá, ainda, para eleger os novos membros que irão compor o Conselho Municipal da Cidade, instituído pela lei 775/06, pelo mandato de dois anos. O órgão deliberativo é formado por representantes do governo e da sociedade civil, que debatem melhorias na área de desenvolvimento urbano. O Conselho se reúne pelo menos uma vez por mês na Secretaria de Urbanismo.

A Conferência Municipal da Cidade de Queimados está aberta à participação de qualquer cidadão, basta para isso fazer a inscrição no próprio dia do evento. Ao fim, serão eleitos os delegados para a conferência Estadual, que por sua vez elegerá os representantes para a etapa Nacional.

Fonte:  Assessoria de Imprensa PMQ.