Favela tour diferente. O Museu de Favela apresenta a Galeria de Arte a Céu Aberto na Favela. Um interessante conjunto de obras de arte de cultura viva instalados “in situ” desse museu territorial, retratando memórias e cultura local, executada por uma equipe de vários artistas: são 02 tótens(portais), 20 telas de arte grafite e diversas placas-esculturas de orientação.
O proposito das obras de arte e contar a história e a saga das memórias das 3 favelas que compõem o território, desde os escravos fugidos que se acoitavam no Maciço do Cantagalo, as primeiras construções de barracos nos idos de 1907, até os dias de hoje, quando 20 mil moradores domiciliados nesse novo museu territorial a céu aberto lutam contra a segregação social das favelas no contexto da Cidade do Rio de Janeiro e pela sua inclusão funcional urbana e sócio-econômica no contexto de Ipanema e Copacabana, destinos turísticos internacionais do Rio de Janeiro.
As visitas são acompanhadas por mediadores locais treinados pelo MUF. Duram em média 3 horas. Incluem passeio pelas obras de arte que retratam memórias da favela no CIRCUITO DAS CASAS-TELA e uma visita à Base Operacional 1 do museu, onde o visitante assiste a uma apresentação dos modos de trabalho, das estratégias participativas e dos desafios de musealização e governança desse museu territorial integral sobre modos de vida em favela, suas memórias e patrimônio cultural. Inclui ainda visita à Lojinha da REDEMUF e à vista panorâmica da laje cultural do museu e CineMUF Caixa D’água.
Serviço:
Lugar: Favelas Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, entre Ipanema e Copacabana.
Punto de encontro: Elevador Cantagalo, Metrô General Osorio
Visitas: Quinta feira e Sábado. 9h-12h e 15h-18h
Fonte: MUF