Hoje é marcado como o dia internacional de lutas das mulheres. Ao longo do século XIX milhares de mulheres fizeram greve e manifestações para melhorar as condições de trabalho e igualdade salarial ao exercer as mesmas funções que os homens.
Desde então, muitos direitos civis, políticos, sociais e trabalhistas foram conquistados para todas as mulheres. Obviamente que nós, mulheres negras, não acessamos todos esses direitos, pois somos as que menos temos escolarização, trabalhamos nos piores postos de trabalho, mais sofremos violências etc., mas ainda sim temos que lutar para manter tais direitos e fazer com que nos alcancem.
Durante o mês de março haverão muitas lutas, mobilizações, saraus, mesas de debates acerca da questão racial, das mulheres negras e do combate ao racismo, é importante que possamos participar e mostrar que temos forças para resistir as diversas intempéries.
Especialmente no dia 14 de março ocorrerão atividades em memória de Marielle Franco, lembrando o triste episódio do seu assassinato, e mais, cobrando justiça aos mandantes e executores. Se agende e bora fortalecer esses espaços e reivindicar que apurem e encontrem os culpados. Basta de nos matarem, vidas negras importam!