Livro sobre a poetisa Anayde Beiriz será lançado em João Pessoa

Crédito: Divulgação

A educadora e produtora cultural Valeska Asfora se debruçou sobre a história e realizou uma minuciosa pesquisa sobre a professora e poeta ou poetisa (em português é correto usar as duas formas) paraibana Anayde Beiriz.

O resultado é livro Anayde Beiriz – a última confidência, que será lançado nesta sexta-feira, 1º de julho, às 19h00, na Usina Cultural Energisa (Sala Vladimir Carvalho), em João Pessoa. A entrada é gratuita.

O livro tem 280 páginas e sai pela gráfica EPC/A União. Por ocasião do lançamento haverá a participação de vários artistas, como a escritora Maria Valéria Rezende; o produtor, músico, escritor e ativista cultural Flávio Eduardo Maroja Ribeiro – Mestre Fuba; as poetas Jennifer Trajano, Cris Estevão, Natália Luna, além da participação musical de Elon Damaceno e Helinho Medeiros.

De acordo com a produção do evento, o livro Anayde Beiriz – a última confidência, de Valeska Asfora, reúne material resultante de trabalho de pesquisa realizada sobre a trajetória de Anayde durante a década de 1920 até sua morte em outubro de 1930.

“O trabalho de pesquisa, de iniciativa da autora, buscou ir além das considerações costumeiramente feitas acerca dessa personagem histórica, na tentativa de localizar suas publicações, compreender o contexto sócio-cultural em que vivia aquela mulher que dizem ter sempre estado “a frente de seu tempo”, acompanhar a sua vivência e experiência literária, e também desvendar a incógnita em torno dos fatos que a levaram à morte”, informa o material de divulgação do evento.

A autora

Valeska Asfora é mestre em políticas públicas, educadora, produtora cultural apaixonada por literatura, costuma escrever crônicas, contos e, eventualmente, poesia, por hábito, vício e diversão, lançando agora o seu primeiro livro. É integrante do movimento nacional, feminista e literário Mulherio das Letras.

Crédito: Arquivo pessoal

A conclusão da pesquisa, edição e publicação do livro foi realizada com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Lei Federal no 14.017/2021 e suas alterações.Apoio: Secretaria de Estado Cultura/Governo do Estado da Paraíba Edital Prêmio Parrá/Paraíba, 2022.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas