Votação para derrubada dos vetos às leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo

Lei Aldir Blanc 2 (Foto: Representação).
Lei Aldir Blanc 2 (Foto: Representação).

Esta será uma semana de extrema importância para a garantia dos direitos relacionados à cultura no Brasil, pois acontece amanhã(05/04), às 14 horas, sessão conjunta do Congresso Nacional, na qual Senadores e deputados irão analisar 36 vetos, entre eles às Leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo de fomento à cultura.

Atualmente a cultura e a arte geram juntas cerca de 6 milhões de empregos diretos em nosso País, e respondem por 4% do Produto Interno Bruto. A aprovação destas Leis permitirá um investimento no setor cultural de 3,8 bilhões de reais ainda em 2022 e de 3 bilhões anuais a partir de 2023, gerando emprego, renda e contribuindo para uma melhora significativa da economia.

Jandira Feghali, vice-presidenta nacional do PCdoB e autora da Lei Aldir Blanc 2, parabenizou e ressaltou a importância da mobilização nacional que está sendo feita por artistas, gestores, produtores, técnicos, trabalhadores da cultura e pela população em geral, “Nós estamos falando com todos os líderes, mas é fundamental que vocês também falem, porque a mensagem de vocês tem muito peso, sensibiliza, vocês são os que estão na ponta, que criam, que produzem, que educam e formam, vocês é que são a representação real desse movimento e da diversidade da cultura brasileira”, comenta.

Jandira Feghali, Autora da Lei Aldir Blanc 2. (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados).
Jandira Feghali, Autora da Lei Aldir Blanc 2. (Foto: Pablo Valadares).

Jandira, se mostra bastante confiante na vitória da cultura e da democracia, faz um apelo para que todos também mantenham expectativas positivas, “Por favor, mantenham essa intensidade e ao mesmo tempo essa expectativa positiva porque a energia boa traz vitória. Nós também vamos com muita expectativa hoje para Brasília, tem artistas, produtores, gestores indo pra lá, nós precisamos fazer com que tudo isso aconteça de forma conjugada, energia boa se somando pra gente amanhã celebrar uma grande vitória da cultura brasileira”, finaliza.

Entre os artistas que decretaram apoio ao movimento está Fábio Porchat que solicitou o apoio da população para a manutenção da cultura, “Minha gente a cultura precisa do apoio de vocês. Vamos esquecer essa ideia de que cultura sou eu, que o artista famoso, cultura na verdade é todo mundo que está envolvido nesse processo, cultura é quem monta o palco, quem costura o figurino, quem instala eletricidade pro show, pra peça, a bilheteira do teatro, tudo isso é cultura, essas são as pessoas que estão precisando que a cultura seja valorizada. A cultura gera 5% dos empregos do País inteiro, esse pessoal todo precisa de vocês, precisa da Lei Aldir Blanc e da Lei Paulo Gustavo”, ressalta o humorista.

A votação será exibida ao vivo através do canal da Câmara dos Deputados no Youtube.

Mobilização Nacional Pelo Futuro Da Cultura Brasileira

O Movimento Social das Culturas irá realizar esta semana uma agenda intensa em Brasília, reunindo trabalhadores de diversos segmentos da cultura em uma Caravana Nacional pela Derrubada dos Vetos. Confira a programação completa:

04/07 – Segunda-Feira  

16h30 – Expresso 168 – Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.

18h30 às 19h30- Projeções na esplanada.

05/07 – Terça-Feira

10h- Ato da Diversidade Cultural- Anexo 2 Câmara dos Deputados.

11h – Manifesto Cultural: pelo fomento à cultura brasileira (Ato nacional com a participado de artistas e grupos representativos da diversidade cultural do país) Hall da Taquigrafia.

14h – Sessão conjunta do Congresso Nacional para derrubada dos vetos às Leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas