Foram derrubados, no final desta terça-feira (05/07), os vetos integrais dados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL/RJ) às leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 de apoio e fomento à cultura.
Com o objetivo de ampliar a votação de vetos em bloco e assim diminuir a quantidade de destaques, o líder do governo no Congresso, Senador Eduardo Gomes (PL/TO), anunciou um acordo para superar a pauta de vetos pendentes de votação. Esse acordo incluiu a derrubada dos vetos às propostas de incentivo à cultura.
A votação mobilizou diversos famosos e anônimos, entre eles Babu Santana que compareceu pessoalmente na Câmara dos Deputados, “Sou um ex-morador de favela que foi muito ajudado pelas leis públicas de incentivo à cultura. Estou aqui para ajudar a derrubar esses vetos com o meu testemunho”, declarou o ator.
Cultura e Economia
A derrubada do veto estende por mais cinco anos os efeitos da primeira versão da Lei Aldir Blanc. A Lei Aldir Blanc 2 garantirá R$ 3 bilhões anuais para 17 grupos de atividades culturais. Já a Lei Paulo Gustavo, irá repassar R$ 3,86 bilhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC) para estados e municípios.
Num país com taxa recorde de desemprego, a cultura e a arte são responsáveis diretas por mais de de 6 milhões de vagas. Hoje, essas pessoas poderão comemorar, pois sabem a cultura venceu!
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas