FIOCRUZ promove debates para potencializar projetos de saúde mental nas favelas

Debate Fiocruz. (Foto: Jacson Lima).

A FIOCRUZ convidou todos os seus parceiros no desenvolvimento do projeto de saúde mental para um debate. A proposta do evento  foi a de um melhor desenvolvimento e alinhamento entre as equipes, bem como causar uma interdependência entre as mesmas.

A tarde do domingo começou com uma visita ao morro da Providencia, após a visita ao alto do morro, houve o debate em uma quadra dentro do território, este foi realizado para compartilhar os dados, melhorar o projeto e buscar novas propostas para os desafios encontrados. Todos os envolvidos para o desenvolvimento e continuação das atividades desempenhadas pelos grupos estavam presentes.

Vale lembrar que o valor de 5 milhões do projeto, gerou um impacto na vida de muitas pessoas. Sendo possível somente com a utilização de organizações que atuam nas favelas e periferias cariocas. Os que estão na linha de frente possuem muita criatividade, comprometimento e seriedade.

Muitas falas mostram que o sucesso dessa iniciativa é possível somente com o desenvolvimento de agentes locais. O desenvolvimento realizado por estas pessoas é mais eficaz, pois sabem exatamente onde vão atuar e quais famílias serão priorizadas. São 42  favelas atendidas desde Outubro de 2021, em outras palavras a favela tem muito potencial.

Compartilhamento de experiências e debates.

As pessoas foram divididas em 5 grupos diferentes; Proteção Social: CEASM, Comunicação: Bem TV, Territórios Saudáveis e Sustentáveis: Teia de Solidariedade da Zona Oeste, Saúde Mental: ANF, Educação: Avenida Brasil e Trabalho e Renda: GEID. Em seguida, divididas entre grupos em que houvesse ao menos uma pessoa de cada projeto para uma roda de debate.

Debate Fiocruz. (Foto: Jacson Lima).
Debate Fiocruz. (Foto: Jacson Lima).

A troca de experiências gerou um debate produtivo. Como resultado, os grupos geraram três propostas cada, que foram apresentadas não só a FIOCRUZ, mas, todos os presentes.

Os projetos estão transformando a vida de muitas pessoas. Por exemplo, o atendimento psicológico de mais de 400 mulheres moradoras dos morros da Providência, Prazeres e Jacarezinho.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas