Na última quinta-feira (14), a Agência de Notícias das Favelas e o SINE Bahia, realizaram a segunda edição de ações sociais na sede da ANF, no Bairro da Paz, em Salvador. Os moradores do bairro com idade a partir de 14 anos fizeram a 1ª e 2ª via do Registro Geral (RG), de forma gratuita.
O atendimento começou por volta das 08h, com a triagem de documentação, organização e distribuição de senhas. Toda ação seguiu até às 16h, e cerca de 100 pessoas foram atendidas. Os documentos serão entregues na sede da ANF no prazo de 30 dias.
O serviço atendeu em sua maioria, adolescentes, jovens, gestantes, pessoas com dificuldades de locomoção e idosos, público que é a base das ações sociais da ANF, desde a produção ou apoiando nas atividades, com a população afetada em vulnerabilidade social.
Jussimara Ribeiro, (31), moradora do Bairro da Paz, diz que a ação da ANF conjunta com o SINE Bahia, foi gratificante, pois não precisou se deslocar para fora do bairro e também não precisou utilizar transporte público. “Foi ótimo, gostei. Foi muito melhor do que sair daqui e não conseguir ser atendida fora do bairro. Fui muito bem recebida e atendida aqui”, comenta Jussimara Ribeiro.
A locomoção é um dos fatores determinantes nas parcerias entre ANF e SINE Bahia, assim como outras instituições que propõem tais inciativas, já que os moradores contam com os serviços na sede da ANF, além da gratuidade na emissão do RG, que atualmente é cobrada uma taxa de R$ 47,96.
Também moradora do bairro, Renata Mascarenhas (21), acredita que é de grande valia ações como essa dentro do Bairro da Paz, pois o RG é a principal identificação solicitada em várias situações. “Eu acho que é um serviço importante, a pessoa que se desloca, ela vem não só por ser gratuito, mas por ser mais próximo de casa”.
Renata, também diz “acredito que pra quem tem dificuldade de locomoção isso é muito bom, a questão financeira principalmente já que nem todo mundo tem condições de tirar uma segunda via por conta do valor. Ter esse documento é extremamente importante”.
A ação além de beneficiar os moradores com a emissão de documentos, também contribuiu a geração de renda com a prestação de serviço fotográfico oferecido pelo profissional Fábio Freitas, proprietário da (Foto Dog). As pessoas que não tinha foto ou precisaram tirar novas fotografias após a triagem da equipe técnica e também precisam do serviço de xerox tinham acesso ao lado da ANF.
Além da equipe do SINE Bahia, a ação contou com a presença e o apoio das voluntárias da ANF (Agda Cardoso, Joice dos Anjos e Simone Sacramento), do editor Paulo de Almeida Filho, do Assistente de Edição Jadson Nascimento e da advogada Carla Vitória, que também é colaboradora da Agência de Notícias das Favelas.
O responsável técnico, Alarico Santos, parabenizou a equipe da ANF pela organização da ação e todo apoio oferecido aos profissionais do SINE e a população local. “Foi um prazer estar no Bairro da Paz, conhecer de perto a atuação da Agência de Notícias das Favelas e contribuir com o serviço público com esse cunho social, parabéns aos envolvidos e contem com a gente em outros momentos”.
Na primeira ação social realizada em parceria com SINE Bahia, em abril deste ano , foram ofertados diversos serviços para a população local, como: intermediação de vaga de emprego, emissão de carteira de trabalho (digital), encaminhamento com carta para seleção, orientação para entrevista de emprego, além de orientação jurídica.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas