Pernambuco: Coletiva Periféricas promove mutirão de saúde nas favelas

A Coletiva Periféricas em parceria com o Ambulatório LGBTQIA+ do município de Jaboatão do Gararapes – PE, realizarão no dia 09 de agosto, a segunda edição do Mutirão da Saúde.

Moradores dos bairros do Ibura, Zumbi do Pacheco, UR 05, UR 06 e UR11, poderão receber imunização contra a gripe e a Covid-19.

A primeira edição do mutirão da saúde, promovida em fevereiro deste ano, conseguiu imunizar 50 pessoas e realizar 20 exames de mamografia. Nesta segunda edição serão disponibilizadas 60 vagas para a monografia e não haverá limite de fichas para receber o imunizante da gripe e da Covid-19.

Essa é uma das iniciativas realizada pela Coletiva Periférica, em seu território, que visa preencher as lacunas deixadas pelo Poder Público.

Bruna Lima, estudante de ciências sociais e integrante da Coletiva Periféricas e Revolução Preta, denúncia que na primeira edição do mutirão conseguiu identificar um problema grave na prestação do serviço público de saúde do bairro, “nosso terreiro, Egbé ọmọ l’omi, não recebia visita dos agentes de saúde há anos. Eles iam em todas as casas da rua menos aqui.

A importância de uma ação como essa está em reafirmar que a coletiva visa ajudar a comunidade inteira. É preciso quebrar esse olhar racista para o nosso terreiro, e mostrar que estamos ali para isso também”, finaliza.

Para participar do mutirão e poder utilizar os serviços oferecidos é necessário apresentar documento de identidade com foto (RG ou carteira de trabalho), cartão do SUS e cartão de vacinação. As vacinas estarão disponíveis para aplicação de qualquer dose, inclusive para o público infantil.

Anota na agenda:

Mutirão da Saúde, dia 9 de agosto, das 9h às 12h, na rua quarenta e nove, Nº 40, Jaboatão do Grararapes – PE, em frente ao terreiro Egbé ọmọ l’omi.