Dia do Advogado: advocacia é uma ponte entre a sociedade e a justiça

Crédito: Reprodução

Hoje, dia 11 de agosto comemora-se o dia do advogado. Essa data foi estabelecida em homenagem a criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil, em 1827: A Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo; e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, as quais foram criadas por D. Pedro I.

A Constituição Federal estabelece no seu art. 133 que o advogado é indispensável à administração da justiça, dessa forma é função principal do advogado realizar a ligação entre as pessoas e a justiça, buscando a efetivação de direitos.

Ser advogado com certeza vai muito além de saber sobre legislação. É sinônimo de trabalho, coragem e principalmente compaixão ao próximo.

“Interessante pontuar que eu como advogada me sinto super honrada em poder muitas vezes ser esse elo entre a população e a garantia de uma sociedade mais humana, justa e solidária”.

Segue os 10 mandamentos do advogado, vale destacar que seu autor foi o notável Eduardo Juan Couture:

(1) Estuda: o Direito se transforma constantemente. Se não seguires seus passos, serás a cada dia um pouco menos advogado; (2) Pensa: o Direito se aprende estudando, mas se exerce pensando; (3) Trabalha: a advocacia é uma árdua fadiga posta a serviço da justiça; (4) Luta: teu dever é lutar pelo Direito, mas no dia em que encontrares em conflito o direito e a justiça, luta pela justiça; (5) Sê leal: Leal para com o teu cliente, a quem não deves abandonar até que compreendas que é indigno de ti. Leal para com o adversário, ainda que ele seja desleal contigo. Leal para com o juiz, que ignora os fatos e deve confiar no que tu lhe dizes; e que quanto ao direito, alguma outra vez, deve confiar no que tu lhe invocas; (6) Tolera: tolera a verdade alheia na mesma medida em que queres que seja tolerada a tua; (7) Tem paciência: o tempo se vinga das coisas que se fazem sem a sua colaboração; (8) Tem fé: tem fé no Direito, como o melhor instrumento para a convivência humana; na Justiça, como destino normal do Direito; na Paz, como substituto bondoso da Justiça; e, sobretudo, tem fé na Liberdade, sem a qual não há Direito, nem Justiça, nem Paz; (9) Esquece: a advocacia é uma luta de paixões. Se em cada batalha fores carregando tua alma de rancor, sobrevirá o dia em que a vida será impossível para ti. Concluído o combate, olvida tão prontamente tua vitória como tua derrota; (10) Ama a tua profissão: trata de conceber a advocacia de tal maneira que no dia em que teu filho te pedir conselhos sobre seu destino ou futuro, consideres uma honra para ti propor-lhe que se faça advogado.


Por fim, a advocacia exige que os profissionais atuem com amor e sabedoria pela efetividade dos direitos, já que são agentes essencial para a segurança jurídica.

Feliz dia aos advogados.

Gostou da Matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas