A Redes de Desenvolvimento da Maré promove o “II Seminário de Educação da Maré: mobilização e valorização da escola pública”
Refletir sobre os desafios do trabalho educativo na Maré e contribuir para melhoria do desempenho dos mais de 15 mil alunos da região. Esse é um dos objetivos do “II Seminário de Educação da Maré: mobilização e valorização da escola pública”, que acontece no dia 27 de novembro, na Universidade Federal o Rio de Janeiro (UFRJ).
O Seminário reunirá professores, diretores, coordenadores pedagógicos pais/responsáveis, estagiários e voluntários das 16 escolas de ensino fundamental que atendem crianças e adolescentes da Maré. A idéia básica desse Encontro é possibilitar a integração e a troca de experiências de todos os agentes atuantes na comunidade escolar, a fim de se pensar formas de enfrentar os desafios postos à educação pública em espaços populares.
“Queremos ampliar a compreensão sobre as condições educacionais das escolas públicas na Maré e contribuir para o enfrentamento das dificuldades encontradas pelos profissionais da educação no exercício da sua atividade na Maré”, afirma Andréia Martins, pedagoga e um das coordenadora do Seminário. Além disso, de acordo com Andréia, o desejo é que esses encontros não só entrem para um calendário formal, sendo realizados anualmente, mas também concretizem a constituição de um Fórum de discussão permanente. Um Fórum que possa reunir profissionais de educação e representantes do poder público, com o objetivo de realizar estudos, reflexões e debates, sempre apontando para a melhoria da qualidade da educação na cidade do Rio de Janeiro, a partir da
Maré.
Nesse aspecto, a Redes da Maré vem se empenhando no sentido de articular diferentes instituições locais para que reflitam sobre os problemas estruturais da região e elaborem um Plano de Desenvolvimento Local. A realização do Seminário de Educação se insere nessa perspectiva. De acordo com Eliana Sousa, diretora da Redes, “ a Educação Pública na Maré deve ser, de fato, uma a prioridade se queremos contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. A escola de ser um espaço que possa garantir às crianças de origem popular perspectivas de ampliação do seu universo social, cultural e
intelectual”.
Em 2009, cerca de 350 profissionais de educação se dividiram em grupos de trabalho, discutiram e apresentaram propostas para ajudar a melhorar a educação na Maré. Entre as propostas apresentadas, encontram-se aquelas voltadas para a melhoria das condições de estrutura física dos prédios escolares, a diminuição do número de alunos por turma, a contratação de professores concursados para suprir a carência desses profissionais nas escolas, maior incentivo para cargos como coordenador pedagógico e articulação com outras áreas para inserção de profissionais de fonoaudiologia, assistentes sociais e psicólogos para atendimento aos alunos. No início de 2010, essas propostas
foram sistematizadas, gerando um documento que foi entregue à Secretária de Educação, Sra. Cláudia Costin, que estará na mesa de abertura do II Seminário.
Lançamento de livro reúne artigos e propostas para a educação na Maré
Durante a organização do I Seminário de Educação na Maré foi lançado um edital para que todos os profissionais de educação, que atuam na Maré, enviassem artigos sobre suas experiências nessas escolas. A comissão organizadora da publicação recebeu alguns artigos e, após avaliação desse material, chegamos a uma publicação que contará com 11 textos. O livro aborda o desdobramento do Seminário do ano passado, de modo a manter o processo de mobilização e incentivo à participação dos profissionais da educação da Maré”, explica Andréia.
A obra é divida em duas partes: a primeira apresenta artigos que trazem reflexões mais teóricas e possibilitam a sistematização de elementos fundamentais para a compreensão da escola e do desempenho dos alunos moradores da Maré. A segunda parte compartilha experiências realizadas por profissionais de educação nas escolas da região. O livro terá distribuição gratuita durante o II Seminário de Educação na Maré.
Serviço:
Local: Auditório Quinhentão do CCS da UFRJ
Data: 27 de novembro
Horário: 8h às 17h
Inscrições: De 5 a 21 de novembro, no site www.redesdamare.org.br