Estudantes do Bairro da Paz, periferia de Salvador participam do curso Juventude Digital – A Educomunicação Conectando Caminhos. Essa juventude necessita de instrumentos e força para alavancar seus sonhos, produzindo a vida que deseja para si.
No último dia 31 de agosto, foi realizada a aula inaugural do curso Juventude Digital – A Educomunicação Conectando Caminhos, para estudantes do ensino médio, jovens do Bairro da Paz, comunidade localizada às margens da Avenida Paralela, em Salvador.
A parceria entre o Colégio Estadual Mestre dos Anjos e Agência de Notícias da Favelas -Salvador, tem como proposta, desenvolver e estimular o pensamento crítico no decorrer da formação dos estudantes, o qual está entre as dez competências gerais do Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O diretor do colégio, Fernando Lima diz que está no caminho certo, “essa ação vislumbra um processo grandioso, aguça a curiosidade desses estudantes de forma legal e com a perspectiva de retorno pedagógico e possivelmente até retorno financeiro”.
Como parte da programação do curso, estão sendo realizadas semanalmente atividades formativas teóricas e práticas, com oficinas sobre Leitura Digital, A Periferia é Central e Produção de Vídeo por Celular e seminários focando na Educação Midiática e no Combate às Fake News.
Ao final das atividades, os estudantes vão produzir uma cartilha audiovisual sobre o uso adequado das mídias digitais, contribuindo para a divulgação e democratização dos direitos digitais.
ATIVIDADES FORMATIVAS
A Periferia é Central, discuti a respeito da identidade, representatividade e mobilização social, a partir das experiências dos movimentos sociais e entidades comunitárias, a fim de fomentar a juventude para a ocupação dos espaços digitais.
Leitura Digital, fomenta a discussão dos discursos dominantes, por meio da análise e interpretação de produtos de comunicação digital, e a partir disso, pensar em como elaborar contranarrativas que traduzam e representem os olhares da juventude periférica.
Produção de Vídeo por Celular, de caráter prática, ensina aos jovens como utilizar o celular para elaborar vídeos criativos, que estimulem a produção de conteúdos educativos e representativos.
Nesse sentido, o celular é um dispositivo eletrônico de suma importância, “vamos aproveitar esse objeto e essa vontade, é o que eles desejam, em prol dos benefícios deles e da sociedade, com direitos, deveres e obrigações”, diz Fernando Lima.
Seminário 1- aconteceu no último dia 23 de setembro. Educação Midiática e Combate às Fake News, promoveu um debate sobre a importância de entender como funciona o ambiente midiático e como utilizá-lo de maneira adequada, além do combate às Fake news, colaborando para o uso responsável e ético das mídias digitais.
Para contextualizar sobre o tema, o Professor, Mestre em Educação e Tecnologia, Everton Terra Nova, dialogou com os estudantes sobre importância em desenvolver e compreender o pensamento crítico.
“Viés muito importante para leitura crítica da mídia, principalmente, criar esse olhar e entender que essa mídia é perversa, trabalha fingindo ser linear, mas verdade tem várias situações obscuras…”explica Everton.
É interessante ressaltar que a tecnologia (celular) faz parte do cotidiano dos estudantes, usá-la como aliada nas atividades escolares estimulará a participação e o engajamento nos projetos de aprendizagem, especialmente, o uso consciente da tecnologia e das mídias digitais, contribuindo para a promoção da cidadania digital.
“O ensino é ótimo, maravilhoso. Esse projeto vai abrir nossos horizontes, nossas mentes para termos informações sobre a Fake News. A Depp web, a Deep fake, são informações novas e muito enriquecedora. Eu agora vou ter mais cuidado com a Fake News, vou pesquisar, ela não está só nas mensagens do WhatsApp, está em vídeos, Instagram e plataformas grandes”, explica Tauana Silva, aluna do 2º ano do ensino médio.
Em razão dessa realidade, a proposta é pavimentar os caminhos e criar espaços para as vozes dos jovens serem ouvidas, sobretudo recodificando a presença da juventude negra no ambiente digital.
Em relação a esse contexto a Base Nacional Comum Curricular (2018), esclarece: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. ”
O curso Juventude Digital – A Educomunicação Conectando Caminhos, é uma realização da Agência de Notícias das Favelas, com apoio da CESE- Coordenadoria Ecumênica de Serviços e as parcerias do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, Coletivo Resistência Preta, Sapho Comunicação Criativa e o Instituto Renovação.
Gostou da Matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas