ONU-Habitat fará pesquisa socioeconômica na região periférica de Maceió

Crédito: Foto-Minne-Santos

Aplicada por uma equipe composta por moradores dos próprios territórios envolvidos, o levantamento vai questionar os moradores sobre temas como educação, renda, trabalho, esporte, cultura, lazer, acesso a serviços públicos, habitação, saúde, violência e outros.

Equipes de campo vão entrevistar a partir desta segunda-feira (3)moradores dos bairros do Bom Parto, Levada, Ponta Grossa, Prado, Trapiche da Barra e Vergel do Lago, localizados na região periférica de Maceió.

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat Brasil) vai às ruas para realizar mais uma iniciativa focada na coleta de dados sobre o território. A metodologia desenvolvida será o Perfil Socioeconômico, uma pesquisa domiciliar que visa levantar informações sobre a qualidade de vida em ambientes com condições urbanas precárias.

Cerca de dois mil domicílios vão receber a visita das equipes de campo nos bairros do Bom Parto, Levada, Ponta Grossa, Prado, Trapiche da Barra e Vergel do Lago. Através dos resultados obtidos com essas famílias, a metodologia vai gerar dados e informações que permitem uma análise completa dos territórios estudados.

Mapeamento

A iniciativa complementa outro projeto desenvolvido pelo ONU-Habitat na região lagunar durante o primeiro semestre do ano: o Mapa Rápido Participativo. O estudo visou colher informações sobre a cobertura e a qualidade de infraestrutura e dos serviços públicos relacionados ao local e, assim como o Perfil Socioeconômico, também já havia sido aplicado nas grotas de Maceió.

Juntos, os projetos vão diagnosticar a situação sociodemográfica e econômica das famílias, a mobilidade residencial e o acesso a equipamentos e serviços na comunidade. A expectativa é que ambos sejam finalizados e estejam disponíveis para a sociedade em fevereiro de 2023.

Gostou da Matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas