Esperança é Luz! Exposição celebra 31 anos de Educação Integral do Solar Meninos de Luz

Com o lema ‘Educar para Libertar’, programa socioeducacional completa 31 anos levando Educação Integral e transformando as vidas de crianças e jovens de comunidades do Rio de Janeiro.

Solar Meninos de Luz, é uma escola de educação integral fincada no coração das comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desenvolvida pela visão humanista de uma professora, Yolanda Maltaroli de Moraes Rego, que acreditava que só a educação tem o poder de transformar e libertar vidas.

Para comemorar mais um ano do projeto de amor ao próximo, alunos, professores, moradores, voluntários, amigos, mantenedores e visitantes podem conhecer de perto mais sobre a trajetória do Solar – que começou em 1991 e, após o falecimento de sua fundadora, segue sendo dirigido por seus filho Isabella e Guilherme – na exposição Esperança é Luz! | 31 Anos de Educação Integral do Solar Meninos de Luz.

Com curadoria de Matilde Marie Pereira, a exposição ‘Esperança É Luz!’ fica em cartaz até 15 de outubro na Galeria de Arte Solar, na Rua Saint Roman, 146 – Copacabana.

Na expressão artística e afetuosa dessa história terá destaque a maquete cenográfica de Flávio Papi, que abre as portas do Solar ao público em sua dimensão física, retratando as cinco casas que compõem a instituição.

Todo o entorno da maquete descreve um patrimônio imaterial, composto de memórias, descobertas, histórias, sonhos e esperanças e se manifesta no delicado e poético traço de Thainan Castro.

A Galeria de Arte Solar é a primeira e única galeria – estruturada com curadoria e calendário anual de mostras – situada em uma comunidade no Rio de Janeiro.

Completando 15 anos, a galeria cumpre a missão de aproximar os alunos da Educação Integral do Solar e os moradores das comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo ao universo das artes visuais, proporcionando conhecimento e aprendizagem através de oficinas, onde todos experimentam técnicas e linguagens diferentes.

A Galeria de Arte Solar tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e das empresas Sunset Vigilância e Sunplus, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LEI DO ISS RJ). Agradecimento especial à Maneco Quinderé e Associados pelo projeto de iluminação.

É aberta ao público de todas as idades e tem entrada gratuita. Todas as obras expostas sempre estão à venda, com parte da renda revertida para a sustentabilidade do Solar Meninos de Luz.

“Solar Meninos de Luz, uma obra em aberto, sendo escrita dia a dia, com muitos personagens e episódios inéditos. Uma história de Esperança e Luz, que a Educação conduz”, Matilde Marie Pereira, curadora da exposição ‘Esperança é Luz!’

Sobre o Solar Meninos de Luz

O Solar Meninos de Luz é um projeto socioeducacional que oferece educação integral para mais de 430 crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, que residem nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, zona sul do Rio de Janeiro.

Eles entram no berçário aos 3 meses de idade e seguem até completar o ensino médio. São 10h diárias, servindo 3 refeições e oferecendo mais de 30 oficinas, entre danças (hip-hop, ballet, jazz, sapateado), artes (teatro), esportes (capoeira e judô) e música (flauta, violino, violoncelo, coral, trompete entre outros), incluindo uma orquestra formada por alunos e moradores dessas comunidades.

Com 4.500m2 de área construída, no Solar encontramos: um teatro para 400 pessoas, um complexo poliesportivo, uma biblioteca comunitária, uma galeria de artes e um laboratório de ciências entre outros.

Em 31 anos de atuação, o Solar já transformou a realidade de centenas de jovens ao encaminhá-los para faculdades e para o mercado de trabalho. Aos poucos, reescreve a história dessas comunidades através desses jovens, que seguem os novos caminhos abertos por uma educação integral de qualidade, e hoje servem de inspiração para as novas gerações que veem neles o maior exemplo de que o sonho de ter uma vida melhor pode virar realidade. Educar para libertar é o lema criado pela pedagoga e fundadora Yolanda Maltaroli.

www.meninosdeluz.org.br

Serviço:

Exposição: ESPERANÇA É LUZ | 31 Anos de Educação Integral do Solar Meninos de Luz

Encerramento: 15 de outubro de 2022

Horários: Segunda a quinta-feira, das 9h às 18h

                  Sexta-feira, das 9h às 15h

                  Sábado, das 8h às 12h

Local: Galeria de Arte Solar – Rua Saint Roman, 146, Copacabana – Rio de Janeiro – RJ

Entrada livre e gratuita

Website: https://www.meninosdeluz.org.br

Ficha técnica:

ESPERANÇA É LUZ | 31 Anos de Educação Integral do Solar Meninos de Luz

Artistas: Flavio Papi | Thainan Castro

Curadoria: Matilde Marie Pereira

Coordenação: Guilherme Maltaroli

Comunicação Solar: Raquel Maia | Mariana Macedo
Comunicação Visual: Raquel Maia

Assessoria de Imprensa: Agir Comunicação

Realização: Solar Meninos de Luz

Artistas:

– Flavio Papi –

Nascido no Rio de Janeiro em junho de 1954, é formado em Arquitetura pela FAU-UFRJ.

Artista plástico, com seu atelier situado na rua Morais e Vale, 18 (Lapa-RJ), já participou de várias exposições coletivas e algumas individuais com esculturas, desenhos, pinturas e maquetes.

Em seu currículo, ministrou cursos de maquetes na década de 80 no MAM e em 1982 trabalhou por dois anos em Nova York, na Maloof Architectural Models.

Retornando ao Rio de Janeiro, voltou a ministrar cursos no IAB, E.A.V. (Parque Lage) e em seu atelier. Desde então, faz maquetes para Arquitetura, Cinema, Televisão, Fotografia, Publicidade, Engenharia, Música, Artes Gráficas, etc.

Entre os seus principais projetos estão os 100 anos de Oscar Niemeyer; exposição 50 anos de Brasília, com a obra de Lúcio Costa e Burle Marx; Petrobrás, comerciais para Skol e Motorolla, e projetos para TV Globo e TV Record (maquetes de novelas e seriados).

Papi Maquetes Ltda

www.papimaquetes.com.br

– Thainan Castro –

Nascido em 1990, no Rio de Janeiro, é um artista visual formado em design pela PUC-Rio. Sua investigação fala sobre memória: do desdobrar do seu processo de desenho através de uma recuperação física depois de um acidente que lhe tirou temporariamente os movimentos, da busca de instantes e objetos ordinários em seus caminhos pela cidade, dos lugares que passa, e lembranças de outros momentos já vividos. Procura resgatar reminiscências de modo a criar um universo lúdico e nostálgico, revisitando em si histórias que possam conversar também com outras pessoas, convidando o espectador a criar relações particulares com a obra, como parte daqueles momentos. É representado pela Galeria Matias Brotas, em Vitória – ES e Arte Formatto, em São Paulo – SP. Thainan foi indicado ao Prêmio PIPA 2021.