Créditos: Jacson Lima ANF

Tour da Taça da Copa do Mundo no Maracanã

Na ultima sexta feira dia 21 de outubro, no estádio do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro a Taça da Copa do Mundo de 2022 chegou , ela também vai visitar os 32 países que pela primeira vez na história farão parte do mundial. Mil pessoas de São Paulo e Rio de Janeiro irão acompanhar o Tour da Taça da Copa do Munda da FIFA nestes dias, logo depois ela seguirá para Argentina.

O embaixador Cafu

O jogador de futebol Cafu, que é nada mais , nada menos o embaixador FIFA e nosso eterno capitão do Pentacampeonato brasileiro em 2002 foi o destaque do evento. A Coca Cola, patrocinadora oficial levou  40 jovens de favelas, que participaram de um coletivo jovem e atualmente trabalham para a mesma.

Transformação social para jovens de favela

O  projeto desenvolvido pelo Instituto Coca Cola Brasil busca preparar os jovens para o mercado de trabalho, com o propósito potencializar agentes de transformação social, para reduzir as desigualdades e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do país.

A meta é que mais de 531 mil jovens contribuam para transformar mais de 5 milhões de vidas até 2030. Todos sendo jovens, negros e mulheres e que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica no Brasil. E o resultado principal que a Coca Cola deseja é ter 5 milhões de jovens empregados.

O evento teve dois momento na parte da manhã a participação especial do Cafú e da Silmara representante do Instituto Coca Cola.

A maioria de vocês já devem ter sido rejeitados de alguma maneira ou tomados algumas negativas. Eu tomei só nove, por nove vezes eles me falaram que eu não servia para ser jogador de futebol. Mas, uma coisa muita importante que coloquei na minha cabeça que seria jogador de futebol. Nunca deixei outras pessoas decidirem o que eu seria, não deixem que outras pessoas decidam o que vocês querem ser. Eu vou ser isso, seja. Não deixem que outras pessoas sonhem o sonho de vocês. Estejam preparados para as oportunidades, para que quando ela chegar você agarre. O conhecimento vai levar vocês aonde sonharem e desejarem. Tenham comprometimento com as coisas que vocês querem e com as coisas que vocês fazem para o resto da vida. Tenho certeza que o sucesso vai chegar depois, para cada um vocês.

Assim afirmou Cafú para os jovens e Silmara  foi uma jovem que recebeu essa oportunidade há 20 anos atrás e permanece até hoje na empresa.

Eu tive uma infância muita pobre.

Emocionada Silmara contou essa história de um menino.

Ele todo dia acordava de manhã, ele morava pertinho da praia. Antes que o sol ficasse alto, ele corria para devolver as estrelas do mar para a água. Um dia de tanto ele fazer isso o pescador chegou e falou para ele, o menino você é tonto? Olha ai a distância para o mar e quantas estrelas você está vendo daqui até lá. Mesmo que você corra e se esforce tanto você não vai dar conta de pegar todas essas estrelas e jogar no mar. Que diferença faz seu esforço? O menino olhou bem para o pescador e respondeu: Para aquelas lá eu não sei, mas para essa aqui faz toda a diferença e a jogou no mar.

Eu nunca mais esqueci isso, esse é o propósito do Instituto, do coletivo disse Silmara. Fazer a diferença na vidas de jovens que o Instituto alcançar. Não serão todos os jovens do país, mas muitas vidas serão impactadas e transformadas através do projeto desenvolvido.

No segundo momento na parte da tarde a Taça chegou ao Maracanã , todas as pessoas presente  estavam ansiosas, o embaixador Cafú seria a pessoa que iria tirar a capa e mostra-la, pois a  mesma é feita de ouro e pesa um pouco mais de 6kg, será entregue ao capitão da seleção vencedora da copa no dia 18 de dezembro deste ano no Qatar.

Zinho e Cafu reunidos

Então Cafu levantou a capa e mostrou o quanto é linda a Taça da Copa do Mundo. Valeu até a quebra de protocolo onde o jogador Zinho nosso Tetracampeão da seleção brasileira em 1994, foi chamado por Cafú para erguer a Taça e juntos provocaram fortes emoções no evento, trazendo a memória  imponente estádio do Maracanã, que sediou duas finais de copa do mundo em 1950 e 2014.

Por fim, os 40 jovens que participaram do evento  puderam  tirar fotos da Taça, algo que poucas pessoas terão essa oportunidade de estar tão próximo dela.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas