São cerca de 20 dias para cumprir uma agenda que contém, gravação de clipe e músicas inéditas; realização de pesquisas voltadas à temática afro; oficina de percussão; e participação no 13º Festival Mafalala, evento global afro, com incentivo da União Europeia.
A turnê que começou no dia 27 de outubro, segue até o dia 10 de novembro, e a África do Sul e Moçambique recebem diversos artistas negros do Recife, para um intercâmbio cultural, promovido pela turnê inedita “Afonjah e Isaar na África" protagonizada pelo cantor e compositor, Valdi Afonjah, do bairro da Mustardinha; e da cantora, compositora e instrumentista, Isaar, moradora de Jardim São Paulo, ambos na Zona Oeste da cidade da capital pernambucana.
Dentre os compromissos estão a gravação do clipe no bairro de Soweto, onde moravam o casal Mandela, oficina Batá Kossô – Tambores de Rei, com ensinamentos sobre maracatu e samba, gravação de um documentário, para uma troca de saberes e aproximação cultural, apresentações no Festival Mafalala, dentre outros.
O Projeto Afonjah e Isaar na África, leva à África do Sul e Moçambique, além dos dois artistas negros que representam um mundo de possibilidades sonoras juntas, em uma irmandade ancestral, um total de 12 pessoas estarão envolvidas participando, de perto, de todo o trabalho, distribuídos nas atividades de divulgação, pesquisa e registro.
Entre elas está a bailarina e produtora cultural, Carlita Roberta, responsável pelas redes sociais do projeto, além disso, levará aos palcos todas as suas habilidades de dança nas apresentações da dupla. Todo o figurino da turnê foi criado pelos estilistas Jéssica Zarina e Rodrigo da Silva, ambos comandam a marca pernambucana Zarina Moda África. Jéssica, que também é bailarina, além de se apresentar nos shows, e Rodrigo que também atua na banda como holder, estão organizados para realizar estudos sobre os tecidos
africanos.
O músico da banda, Ronaldo Rodrigues, que também é pesquisador, vai contribuir com uma pesquisa que será dissertação de um Mestrado. Para Andréa Lima, produtora cultural e coordenadora executiva, por meio da Caboclo Produções, que vêm desenvolvendo trabalho com artistas negros de Pernambuco há mais de 10 anos, o projeto “Afonjah e Isaar na África", é uma trabalho importante para nossa história. “Está sendo muito importante contribuir para essa experiência. É uma ação para ressignificar nosso passado, construir um presente e um futuro alinhado às novas ideias, lutas e conquistas de novas gerações”, disse, emocionada.
Para além da turnê, toda a trajetória do projeto ‘Isaar e Afonjah na África’ será registrada em vídeos e fotografias, para um futuro documentário. Trechos da turnê serão disponibilizados via Youtube e nas redes sociais. A realização da turnê conta com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.
Gostou da Matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas