Começou nesta sexta-feira, 04, no Museu da Abolição, localizado na rua Benfica 1150, bairro da Madalena, Recife- PE, a Feira Umba dos Pretos Negócios.
A ação segue até o dia 06 de novembro, e é promovida pela Rede de Afroempreendedores de Pernambuco (Raepe) e Futuro Black, empresa responsável por impulsionar negócios com foco no mercado afro.
A feira faz parte da programação da 8ª Semana da Consciência Negra do GEPAR – Grupo de Estudos e Pesquisas em Autobiografias, Racismo e Antirracismo na Educação da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE.
O evento é público e gratuito, e busca instigar a discussão sobre a importância da cultura negra, debatendo-a e esclarecendo suas principais perspectivas para a superação do racismo na sociedade.
A Semana da Consciência Negra do GEPAR/UFPE teve início no dia 01 e vai até o dia 06 de novembro de forma híbrida, com atividades presenciais no Museu da Abolição e pela internet, por meio do canal no Youtube Eventos Acadêmicos.
Além de celebrar Zumbi dos Palmares, o idealizador da data, 20 de novembro como Dia da Consciência Negra, a iniciativa também homenageia o poeta, professor e pesquisador gaúcho, Oliveira Silveira, que integra o panteão dos intelectuais negros do país, que, entre outros fatos históricos, colocou Zumbi e o Quilombo dos Palmares, (maior quilombo do país, que deu refúgio a 30 mil negros e negras), no lugar do empoderamento e da visibilidade, posições historicamente negadas à população afro-brasileira de origem preta e pobre.
No site do evento é possível verificar a programação completa: https://www.even3.com.br/semana-da-consciencia-negra-do-geparufpe-287212/