A ativista do movimento Negro, historiadora, pesquisadora em estudos étnicos e africanos e coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Nairobi Aguiar, receberá na próxima terça-feira (29), a Outorga da Medalha Zumbi dos Palmares. A Honraria foi aprovada pela Câmara Municipal de Salvador, com o Projeto de Resolução N° 38/2020, pelo Vereador Moisés Rocha, e será entregue pela vereadora Marta Rodrigues. O evento acontecerá no Salão Nobre da Câmara Municipal de Salvador, às 18h30.
Nairobi vem de uma família liderada por mulheres negras que solidificou suas raízes. Conhecida como Nairinha, filha do Bairro da Liberdade (Pero Vaz/ IAPI), é aluna egressa da Steve Biko (2003) – divisor de águas no seu entendimento enquanto mulher negra; ingressou na universidade para estudar história, integrou o núcleo de estudantes negras/os Makota Valdina, na UCSAL (2005), onde lutou juntamente com o núcleo pela lei de cotas, acesso e permanência da população negra nas universidades.
Também militou na Campanha Reaja ou Será Morta e Movimento Negro Unificado – MNU (2005), onde denunciou o extermínio da juventude negra. Ainda no projeto de coletividade construiu o Encontro Nacional da Juventude Negra (2007), com a elaboração de propostas contundentes pela vida e dignidade da Juventude Negra.
Em 2008 integrou a equipe de Assessoria do Mandato Popular do Vereador Moisés Rocha, onde tive a oportunidade de contribuir com o mandato negro e comprometido com povo negro. Em 2011 foi indicada a chefiar a Fundação Cultural Palmares, nos Estados da Bahia e Sergipe, e o seu trabalho foi construído na base do compromisso e coletividade. Também foi Coordenadora Executiva da Secretária de Política para as Mulheres (SPM), executando política de combate à violência contra as mulheres e autonomia das mulheres, em especial das mulheres negras.
Desde 2015 está na condição de coordenadora de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), nesta secretaria já coordenou o fórum de Gestores de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia; coordenou também o Centro de Referência de combate ao Racismo e intolerância Religiosa Nelson Mandela, e atualmente coordena a Rede de Combate ao Racismo e a Intolerância Religiosa do Estado da Bahia.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas