O projeto Capuz Vermelho nasceu através da junção de três artistas, ambos fotógrafos de formação, para desenvolver um trabalho de conclusão de curso da universidade, se apropriando dos conceitos Lacanianos com base na Teoria dos Espelhos, fazendo também referência a obra de Gilberto Freyre (Um Lobisomem Doutor), se utilizando da fotografia artística e textos autorais para contar essas histórias, de forma lúdica, colorida e de profundos alertas para a sociedade.
Trazer uma reflexão a respeito do papel e do impacto de personagens assediadores e/ou agressores, presentes em contos de fadas, a partir da produção fotográfica.
A proposta é desenvolver um ensaio fotográfico focado na participação e reação dos personagens/modelos, que irão participar da produção do fotolivro, explicitando a história de Chapeuzinho, conectando o conto com a denúncia de abuso sexual, visando por meio das imagens trazer o alerta a respeito desse problema.
A fotografia denuncia de forma direta e ilustrativa conceitos sobre os perigos da vida, nesse caso, os conceitos dentro da violência sexual, retratada através dos contos de fadas de uma forma mais subjetiva.
Explorar a figura do Lobo mal como sendo a representação, em contos de fadas, do assediador e agressor de mulheres, a exemplo de Chapeuzinho Vermelho.
Utilizar as tonalidades de cores e contrastes para revelar as emoções dos personagens, a partir do emprego das cores no cenário, figurino e objetos que compõem a cena.
Realizar um ensaio fotográfico, baseado em conceitos da Teoria do Espelho de Jacques Lacan.
Produzir um fotolivro para dimensionar e contar a história de Chapeuzinho, a partir das reações e expressões das personagens fotografadas.
Promover campanhas educativas para estimular denúncias de perseguição, assédio, importunação e abuso sexual por parte da vítima e conscientizar a população sobre a importância do tema.
PÚBLICO ALVO
Mulheres, adolescentes, estudantes ou qualquer pessoa que ame a arte da fotografia.
O público de forma comercial busca pessoas que se interessem em participar de ensaios fotográficos baseados em contos ou histórias contemporâneas sejam ficcionais ou reais.
A partir desse projeto pretende-se, além de gerar reflexão, gerar também ações voltadas a erradicar, ou ao menos diminuir, a ocorrência de casos de abuso sexual, já que tais casos são tão recorrentes no Brasil devido à cultura de estupro e pedofilia já enraizada no país.
Espera-se, ainda, que ações e políticas voltadas à educação sexual possam ser inspiradas através desse projeto, auxiliando na identificação de futuras práticas abusivas, possibilitando, inclusive, a denúncia.
COMO PRETENDEM EXPANDIR O PROJETO
A ideia em realizar uma tiragem maior do nosso Fotolivro, na produção de mais ensaios com intuito de promover alertas e reflexões e de uma forma geral distribuir arte, seja pelos textos abraçado a fotografia.
Usando a arte da fotografia como meio de atingir a emoção e o psicológico das pessoas para gerar esse alerta, o projeto espera contribuir com um repertório cultural e social que promova a discussão de tema tão caro e urgente de ser discutido pela sociedade.
Idealizadores:
Ítalo Ribeiro, Beatriz Braga e Rafael Malta, ambos fotógrafos graduados pela Universidade Católica de Pernambuco- UNICAP e Miriam Dias – POETISA E ESCRITORA pernambucana.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas