Nessa segunda-feira (19), realizou-se no CEFET/RJ Campus Maracanã o congresso de reconstrução da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas. Com mais de 80 anos de história, a entidade é responsável por representar os estudantes do ensino fundamental e ensino médio da cidade do Rio.
Em carta de convocação do Congresso, publicada nas redes sociais (@ames.rj), 60 estudantes de diferentes escolas da cidade declaravam o anseio de reorganizar o movimento estudantil da cidade do Rio através da entidade histórica. E, com participação de grêmios e organizações como a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), foi possível fazer um grande debate sobre educação emancipadora, e eleger uma nova diretoria.
João Gabriel, estudante do CEFET/RJ Maracanã e diretor do Grêmio da escola, foi eleito presidente da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio. “É momento de reconstruirmos essa entidade histórica”, ressaltou em sua fala durante o Congresso.
Segundo os estudantes presentes no evento, a cidade do Rio de Janeiro pode esperar lutas em defesa do passe intermunicipal e intermodal, das eleições diretas para diretores das escolas (com destaque para a FAETEC) e em defesa do acesso à cultura.
Dessa forma, a nova gestão eleita possui, pelos próximos anos, a responsabilidade de escutar as demandas estudantis e construir espaços de diálogo cada vez maiores com os estudantes da cidade do Rio.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas