Paraíba reconhece artistas populares com títulos de Mestre e Mestra das Artes

Maria Soledade

Mais seis artistas natos, cuja arte é de reconhecimento público, passaram a ter também o reconhecimento oficial do Estado a partir da última segunda-feira, 26, na Paraíba. Eles foram incluídos no Registro de Mestres e Mestras das Artes (Rema), cujas indicações foram aprovadas pela Comissão Executiva do programa e ratificadas pelo Conselho de Política Cultural do Estado (Consecult).

A reunião foi coordenada pelo secretário Damião Ramos Cavalcanti, que também preside o Conselho. O relatório final do edital 001/2022, com as indicações, foi apresentado por Bia Cagliani, coordenadora da Comissão do Rema. O momento também foi de anúncio de que as inscrições para novas indicações já estão abertas.

Além do reconhecimento da sua arte e dedicação à cultura ao longo da vida, o mestre ou mestra que entra para a lista do Rema passa a receber valor correspondente a dois salários mínimos mensais como forma de amparar esses mestres e mestras nas suas atividades e nas suas vidas.

“A aprovação do Conselho passará pelo órgão de controle interno da Secult, que, posteriormente, remeterá à Secretaria de Estado da Administração a portaria oficializando e concedendo a pensão vitalícia aos novos mestres e mestras das artes da Paraíba”, informou a assessoria da Secretaria de Cultura do Estado.

OS NOVOS MESTRES E MESTRAS

Maria Soledade Leite – Repente e Cordel (Alagoa Grande)

Jordão Alves de Souza (Mestre Jordão) – Música (Pararí)

Mª de Lourdes Souza Mariano (D. Lourdinha) – Artesanato (Cajazeiras)

Ana Lúcia Rodrigues do Nascimento (Ana do Coco) – Coco de Roda (Conde)

Josélio Camelo de Vasconcelos – Música (Campina Grande)

Maria José Lindalva Ramos (Dona Degué) – Artesanato (Mogeiro)

O QUE É O REMA

Projeto do Governo do Paraíba, coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura, o livro de Registro de Mestres e Mestras das Artes foi criado pela Lei 7.694, chamada de Lei Canhoto da Paraíba.

O objetivo é proteger e valorizar os conhecimentos, fazeres e expressões das culturas tradicionais da Paraíba. Através do Registro no Livro, pessoas que contribuam há mais de 20 anos com atividades culturais na Paraíba, nas áreas de dança, brincadeiras, músicas, folguedos, artes visuais e outras atividades que por tradição oral recebem e repassam para as novas gerações, recebem o título de “Mestres e Mestras” ao terem suas artes reconhecidas.

Ao mestre ou mestra que entra para a lista do Rema também se concede um valor correspondente a dois salários mínimos mensais como forma de amparar esses mestres e mestras nas suas atividades e nas suas vidas. O Governo do Estado passa, após essa titulação, a acompanhar esses mestres, podendo incluí-los em projetos e programações culturais por convite.

MESTRES E MESTRAS DAS ARTES

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas