Afrodescendentes e jovens em situação de vulnerabilidade social devem ficar atentos a duas oportunidades com inscrições abertas, gratuitas e com bolsa. Uma delas é o programa Black Academy, de formação para profissionais que desejam acelerar seu crescimento pessoal e sucesso empresarial. A outra, o curso de formação de palhaços do Doutores da Alegria.
Negócios de afroempreendedores
Se você é afroempreendedor e tem um pequeno ou médio negócio, fique atento a esta oportunidade. O Instituto GUETTO, instituição sem fins lucrativos dedicada à promoção da equidade racial, está em parceria com a Stroud Leadership Academy, organização norte-americana que treina e orienta jovens pessoas qualificadas em comunidades desfavorecidas no Brasil e nos Estados Unidos.
O programa de quatro semanas chamado Black Academy será realizado todos os sábados a partir de 16 de janeiro. Este é um curso com bolsa 100% integral de formação para profissionais que desejam acelerar seu crescimento pessoal e sucesso empresarial. Serão quatro aulas online, das 9h às 12h todos os sábados. As inscrições vão até o dia 10 de janeiro.
A metodologia usada é a Lean Six Sigma. Ainda pouco popularizada, esta técnica de gestão ágil se baseia em usar determinadas ferramentas para aumentar a produtividade, reduzir desperdícios e melhorar o serviço ou produto oferecido ao cliente, gerando um negócio de sucesso.
Muitos micro-negócios, startups de tecnologia e outras pequenas empresas usam estas ferramentas de gerenciamento para aumentar as vendas e ampliar sua lucratividade.
Para participar, basta acessar https://docs.google.com/forms/d/1DUKGr2U-iZeiHGLGJaHY_NOoW3-uwVRSWrO1SexSq6U/edit?ts=63b2f747.
Doutores da Alegria
Estão abertas até o dia 9 de janeiro as inscrições para a 10ª turma do Programa de Formação de Palhaço para Jovens (FPJ), da associação Doutores da Alegria. São 25 vagas destinadas a jovens entre 17 e 23 anos, em situação de vulnerabilidade social e risco social. Os selecionados receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 630, para custear transporte e alimentação.
Além do desejo de se profissionalizar artisticamente, candidatas e candidatos devem ter concluído o Ensino Fundamental ou possuírem matrícula na rede pública de ensino.
Critérios de inscrição
Além da faixa etária e escolaridade, os outros critérios de seleção incluem renda per capita de até R$ 522 ou familiar de até três salários-mínimos. Estudantes não estar matriculados em nenhum outro curso de longa duração.
Para se inscrever, deve ser enviado um currículo contendo dados pessoais, com comprovante de renda familiar. O número de pessoas que moram na casa, grau de instrução, além de cursos ou trabalhos anteriores também devem ser informados.
No currículo deve constar aptidões ou experiências artísticas, que não são obrigatórias, e uma carta de interesse informando por que gostaria de participar do programa.
Seleção
A primeira fase é uma pré-seleção, com análise de documentação, checagem dos critérios de participação, entrevista e atividades práticas. Após o cumprimento dessas etapas, será definida a lista dos 25 participantes.
A divulgação dos pré-selecionados e selecionados será feita somente pelos canais oficiais da associação – site e redes sociais.
O programa tem duração de dois anos, com início das aulas presenciais previsto para 13 de março de 2023, A frequência é obrigatória, sendo necessário o mínimo de 75% de presença para manutenção da bolsa-auxílio e certificação.
As aulas acontecerão na sede do Doutores da Alegria, no bairro de Pinheiros, na capital paulista, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h.
Serviço
O envio das inscrições pode ser feito para o e-mail fpj@doutoresdaalegria.org.br ou pelo Correio, para a Rua Alves Guimarães, 73, Pinheiros, São Paulo (SP), CEP 05410 -000.
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no e-mail fpj@doutoresdaalegria.org.br pelo telefone (11) 3061-5523 e através do edital de seleção, disponível no site oficial da associação, www.doutoresdaalegria.org.br.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas