O trabalho foi produzido pelo coletivo Funkeiros Cults, conhecido por produzir memes envolvendo literatura, arte e a cultura de periferia.
Inspirados na cultura do funk, um grupo de jovens manauaras, chamou atenção nas mídias sociais ao publicarem releituras de obras clássicas.
As fotografias traziam óculos juliet, cordões e jaquetas corta-vento como características de pinturas clássicas como “A Criação” de Michelangelo.
Produzido pelo coletivo Funkeiros Cults, por meio de um projeto do Google, as fotografias foram produzidas para mostrar que a arte também faz parte das periferias.
“A nossa releitura carrega a quebra da visão distorcida que a burguesia e a grande mídia têm de nós (periféricos), essa visão de que dentro da periferia só tem tráfico, morte e coisas ruins.
A periferia tem cultura sim – o funk é uma delas, o jovem periférico não é ignorante e nós somos muito mais do que as novelas mostram”, explicou Gusta Rain (@jovemrain), de 18 anos, fotografo do projeto.
Sobre a Funkeiros Cults
Fundada por Daryel Teixeira, 23 anos, de Manaus – Amazonas, o perfil @funkeiroscults já tem mais de 200 mil seguidores, com memes sobre literatura e arte.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas