O programa Favela Parque é uma iniciativa do Parque Nacional da Tijuca, Instituto Precisa Ser e Trem do Corcovado, com recursos deste, com o objetivo de promover projetos que ajudem os moradores de comunidades em vivências positivas.

O edital do Programa Favela Parque foi lançado no início deste mês, apresentado pelo coordenador geral Charles Siqueira.  Serão contemplados projetos voltados para quatro comunidades do Rio de Janeiro: Cerro-Corá, Vila Cândido, Guararapes e o Prazeres.

A primeira parte do edital prevê inscrições, que estarão disponíveis  durante o período de 40 dias após o lançamento do edital. Vinte projetos escolhidos irão para a segunda fase. Ela consiste em um curso de gestão.

Formação

No curso, os líderes dos projetos vão aprender conteúdos socioambientais, de gestão financeira, capacitação do pessoal da comunidade, entre outros conhecimentos.

Estão disponíveis R$ 280 mil para serem divididos entre as ações de implementação do Programa e os projetos que forem escolhidos, ao final da segunda etapa de seleção.
Nesse primeiro ano, cada projeto pode obter até 10 mil.

O lançamento do edital contou com a apresentações culturais, como apresentação do DJ 2B. Os convidados foram privilegiados com a apresentação do coreógrafo e produtor cultural Marcos Bandeira, fundador e diretor do Grupo Origens, cujo foco é o incentivo à cultura, à inclusão social e ao resgate das danças de matrizes africanas.

Ativista Social: Cris dos Prazeres

Cris é uma ativista social de impacto no Morro dos Prazeres há 30 anos. Ela é a diretora do Instituto Precisa Ser, um dos incentivadores do Favela Parque. Cris atuou nas áreas da saúde, educação, cultura e meio ambiente. Atualmente, trabalha com tecnologia.

Ela ressaltou a sua participação no programa Favela Parque, no qual estava presente desde o começo, cinco anos atrás.

A ativista social Cris dos Prazeres estava presente no evento do lançamento do edital e demonstrou o carinho que ela possui pelo Programa Favela Parque.

Um dos motivos da importância da iniciativa, para ela, é despertar o olhar do morador dessas e para essas quatro comunidades, e que eles possam enxergar o Parque Nacional da Tijuca como um privilégio.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas