O empreendimento de Jeane Moraes deu certo e se expandiu no Recife. FOTO: Divulgação
Você já ouviu falar sobre personal bronze? É uma profissão especializada em bronzeamento natural, que utiliza a luz solar. Esta é a profissão de Jeane Morais, que depois de desligada do emprego, decidiu mudar a trajetória profissional, transformando o espaço da laje de sua casa em local para bronzeamento. E deu muito certo.
Jeane, de 44 anos, mãe de um rapaz e duas meninas, além da neta, mora desde criança em Duas Barras, rua estreita e sem saída localizada no Alto Santa Isabel, periferia da zona norte do Recife.
Em 2019, ao se desligar da clínica cardiológica onde trabalhava como secretária há cerca de 20 anos, Jeane começou a investir na área do bronzeamento natural. “Em novembro de 2019 fiz meu primeiro curso e logo me identifiquei, mas sentia que faltava algo. Queria agregar outras coisas, mas não sabia o que seria. Terminei o curso e comecei a reformar o espaço que fica na minha residência.”
Pandemia no meio do caminho
O que Jeane e toda a comunidade mundial não esperavam veio à tona nos primeiros meses de 2020, a pandemia da covid-19. “Estávamos em reforma, ainda não tinha inaugurado o espaço. Tudo fechado, foram meses de incertezas e medo mas, em setembro de 2020, consegui finalizar a reforma e inaugurar.”
A recém-empreendedora explicou que adotou protocolos de segurança seguindo as orientações para evitar o contágio, o que faz até hoje. “Não trabalho com aglomeração nem ordem de chegada. Cada cliente tem seu horário reservado. No momento mais crítico da pandemia, a cliente chegava de máscara e só tirava na hora da exposição ao sol. Eu, desde sempre, só atendo usando máscara.”
Além de superar esses desafios, a personal bronze trabalha para desmistificar os rótulos pejorativos associados ao bronzeamento, sobretudo, ao bronzeamento com fita – técnica que utiliza fitas adesivas ao invés dos típicos biquínis.
“A área do bronzeamento ainda sofre preconceitos, algumas pessoas associam ao vulgar e não é isso que eu passo para as minhas clientes. Eu quero apenas que elas se olhem no espelho e se sintam maravilhosas”, explica.
Na laje onde o bronzeamento acontece, diferencial é atender poucas pessoas. FOTO: Divulgação
Expandindo o negócio
Foi na construção de uma relação sólida com suas clientes, ouvindo os retornos, as sugestões e elogios que Jeane, com dois meses de inauguração do Beleza e Bronze, despertou para a ampliação dos seus serviços.
“Eu queria oferecer algo diferenciado. Foi quando as clientes começaram a elogiar o toque das minhas mãos. Então, decidi me especializar e entrar no universo da massagem e foi o que me abriu portas”, relembra.
Aos poucos Jeane foi ganhando notoriedade na área, o que oportunizou convites para atendimentos domiciliares de figuras públicas e participações como palestrante em eventos profissionais.
Com dois anos de trabalho, comemorados recentemente, além dos serviços de personal bronze, o negócio se expandiu e oferece massagem bronzeadora, relaxante, modeladora, drenagem linfática, banho de lua, limpeza de pele profunda, dentre outros cuidados.
Serviço personalizado
O cuidado é o que destaca a cliente Larissa Santiago. A supervisora de varejo frequenta o espaço há quase um ano, utiliza diversos serviços e desde o início foi conquistada. “Na hora do bronzeamento ela observa a pele, a cor da cliente e tem a preocupação de aplicar o produto mais adequado para evitar qualquer tipo de problema”.
A preocupação com a privacidade, a diversidade de serviços, o cuidado e dedicação no atendimento com suas clientes proporcionou frequentadoras fiéis que chegam de inúmeros locais do Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista e Rio de Janeiro.
80% são mulheres, com idades entre 35 e 60 anos: advogadas, policial militar, dentista, diarista, enfermeira. “Para se qualificar no mercado, existem vários cursos, mas se a pessoa não tiver uma meta, vai ser só mais uma profissional. Privacidade é um forte diferencial. Trabalho nessa área com horário agendado, atendo até seis clientes. Esse é o diferencial que muitas procuram, principalmente as mulheres maduras”, finaliza.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas