Rio de Janeiro (RJ), 20/02/2023 - A escola de samba Paraíso do Tuiuti desfila enredo sobre os búfalos da Ilha de Marajó, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Hoje, a partir das 16h30, a organização da sociedade civil Vaga Lume promove o terceiro encontro virtual que visa inspirar a rede de voluntários e demais interessados em relação à Amazônia, leitura e infâncias.

Sob o mote Construindo direções coletivas para novas jornadas, a programação tem início pela manhã com atividades fechadas para os voluntários, que incluem conversas sobre calendário e metas para 2023, metodologia e casos de sucesso.

A jovem ativista e comunicadora indígena Sâmela Sateré terá uma participação junto com a presidente da Vaga Lume, Sylvia Guimarães, trazendo também um pouco do contexto do país.

A partir das 16h30 tem início a transmissão aberta ao público com o painel Livros que embalam as infâncias amazônicas, mediado por Ananda Luz, educadora e pesquisadora do livro para infância, das relações étnico-raciais e das infâncias.

Ananda recebe três autores que tiveram suas obras selecionadas para o acervo das bibliotecas: Carol Fernandes (Se eu fosse uma Casa), Henrique André (Afrofuturo: Ancestral do Amanhã) e Odilon Moraes (Vida Animal).

Ao final do encontro, os espectadores poderão assistir a uma breve apresentação do Mestre Damasceno, um dos grandes mestres da tradição oral brasileira ainda vivo. Afroindígena e cego desde os 19 anos, ele tem mais de 400 composições, principalmente toadas de boi-bumbá e carimbós.

Serviço

Terceiro encontro virtual Vaga Lume

Programação aberta ao público

Onde: Canal da ONG Vaga Lume no YouTube

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas