A Feira de Livros estará acontecendo entre os dias 04 e 07 de maio, no espaço “Rede de Livros”, situado no Clube dos Pescadores, na vila da Praia do Forte-Ba, um local da comunidade onde acontecem eventos e reuniões, além de abrigar a Biblioteca Comunitária Professora Raimunda Queiroz de Oliveira.
A curadoria da feira é da antropóloga e escritora, Bárbara Falcón.
A intenção do espaço é criar um ambiente que proporcione a interação entre diferentes públicos e as diversas etapas da cadeia produtiva do livro e da leitura no estado.
A Rede de Livros visa proporcionar o encontro de editores baianos, coletivos e autores independentes que poderão comercializar publicações importantes, além de desenvolver diversas atividades como bate-papo com autores, lançamentos de livros, oficinas, feiras de livros, contações de histórias e muito mais.
Ressaltando que todas estão relacionadas ao universo dos livros, da leitura, da literatura e da escrita baiana.
Cronograma
No primeiro dia da Festa Literária, na quinta-feira, 4 de maio, o espaço reunirá mesas literárias, oficinas, bate papo e performance artística, com os convidados Carlos Leal [livro Histórias de Dona Miúda] (Pinaúna), Louise Queiroz [livro Kwame – A menina de vento e água] (Paralelo 13), Edsoleda Santos [livro Oxóssi – Coleção Lendas Africanas dos Orixás] (SOLISLUNA), o instrutor Tiago Ribeiro, Durval Julio Ramos Neto [livro Nos seus caminhos até Karthoum] (QUARTETO EDITORA) Mario de Lima [livro Será o Benedito?] (MONDRONGO), Vitor Tuxá [livro O que falam as águas? Coleção Livro Lugar] (Sociedade Da Prensa) Ane Ketheleen Pataxó [livro Tecendo histórias do meu lugar Coleção Livro Lugar] (Sociedade Da Prensa) e Beatriz Tuxá.
Na sexta-feira, 5 de maio, segundo dia da Festa, a programação inclui a mesa literária “Na confraria da Literatura” e “Irmanadas pelas palavras”, a oficina “Como criar um clube de leitura”, o bate-papo “Pensando e sonhando feito criança” e “No rastro da poesia urbana”, além das apresentações artísticas de Bárbara e Mateus e Maviael Melo.
No penúltimo dia, sábado (6), os participantes da Feira poderão assistir o Workshop: Encontro de poesia com Antônio Nóbrega, participar do Bate-papo: Música e Afro Ancestralidade, da oficina Como nasce a história, da mesa Leituras de mundo, do Bate-papo: Histórias de mulheres reais e presenciar a performance artística SARAU da RBCS – Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador.
No último dia da FLIPF, duas mesas de debate complementarão a programação da “Rede de Livros”. Na parte da manhã, o agitador cultural e músico Moura Utopia conversará com o escritor quilombola Gildemar da Paixão Trindade sobre saberes tradicionais e o envolvimento comunitário com causas coletivas.
À tarde, a tradutora e poeta Lubi Prates (SP), a editora de livros, escritora e performer Deisiane Barbosa e o artista visual Alberto Pitta falarão sobre as rotas de produção de artistas negros e a criação de novos imaginários sociais.
O evento será encerrado com um bate-papo entre autores e autoras da programação, que irão compartilhar com o público um pouco sobre seus livros de cabeceira.