Religião, tradição e cultura: Festa do Divino no Maranhão

A mais importante manifestação cultural e religiosa da cidade de Alcântara (MA), a Festa do Divino Espirito Santo, conta com 12 dias de festa, organizados pela Associação do Divino e da Cultura de Alcântara.

As celebrações começaram no último dia 17 e acontecem até dia 29.

A festa tem apoio do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

Sobre a Festa:

A festividade reúne tradição, religiosidade e cultura. Surge em Portugal, como pagamento de promessa, espalhando-se pelo Brasil com a imigração de colonos açorianos e seus descendentes.

Mas em meados do século XXI, se enraíza entre a população da cidade de Alcântara, e torna-se popular entre as camadas mais pobres. 

Foto: acervo da Associação do Divino e da Cultura de Alcântara

O festejo alcantarense é realizado 40 dias após a Páscoa, organizado por um grupo de adultos chamado “festeiros”.

E as crianças também compõem o momento da festa, representando o imperador, imperatriz, aias, mordomo-régio e vassalos, personagens centrais nos rituais.

Personalidades marcantes na Festa:

Durante a festa, o imperador e a imperatriz são a representação principal, sendo de responsabilidade deles (nunca os dois no mesmo ano) a condução da festa. 

Foto: acervo da Associação do Divino e da Cultura de Alcântara

Por outro lado, temos as caixeiras, que são figuras marcantes da Festa do Divino, mesmo ocupando um papel de “sacerdotisas”, cumprem práticas muito importantes para os rituais durante todo o festejo.

As senhoras devotas, conduzem os rituais, tocam as famosas “caixas” e  cantam acompanhando todas as etapas da cerimônia.

Foto: acervo da Associação do Divino e da Cultura de Alcântara

Organização da Festa:

Durante a festividade missas, ladainhas, hasteamento de mastros, alvoradas das caixeiras, procissões e cortejos que percorrem ruas, ladeiras, becos, casa dos moradores e os casarões de Alcântara.

Além disso, no último dia da festa é oferecido um banquete aos visitantes e moradores, com comidas tradicionais, incluindo o doce de espécie, marca registrada do município e do Estado do Maranhão. 


Foto: divulgação

Programação da Festa do Dino esse ano:

Durante esses dias de festa,  a programação reúne pessoas de todo o estado e país. Uma celebração que combina religiosidade, tradição e cultura da população maranhense.