Inscrições abertas para a Jornada Comunidades Sonoras

Ana GB e Gustavo Alves_Cofundadores Amores Sonoros_Foto_ Vinicius Cerqueira

A Jornada Comunidades Sonoras vai acontecer de forma virtual, nos dias 15 de junho, 13 de julho e 17 de agosto, visando promover uma série de encontros direcionados a artistas e profissionais do ramo da cultura no Brasil. 

A iniciativa é da Amores Sonoros, conhecida como uma facilitadora da mobilização no ambiente cultural e econômico local, gerenciada pelos profissionais Ana GB, Gustavo Alves e Vinicius Cerqueira.

A jornada consiste em encontros ao vivo, abordando temas para o planejamento de carreira na música. Os participantes terão a oportunidade de discutir estratégias de marketing para lançamentos musicais, assessoria de imprensa e outros aspectos relevantes. 

Os interessados precisam fazer a inscrição através do Link e adquirir ingressos individuais para cada encontro ou optar pela jornada completa, de acordo com seus interesses e necessidades: https://www.sympla.com.br/evento-online/jornada-comunidades-sonoras/1993258?_gl=1*lgu8g0*_ga*NjU4OTQ5OTc3LjE2ODI1NTAyNzM.*_ga_KXH10SQTZF*MTY4NDgwMzI0NS4xOS4xLjE2ODQ4MDUxMzYuMC4wLjA 

Segundo a Relações Públicas e co-fundadora do projeto, Ana GB, “artistas independentes enfrentam grandes desafios para sobreviverem da sua arte sem depender de outros trabalhos, especialmente quando consideramos a interseccionalidade entre raça e classe”. 

Ana complementa, o projeto pretende contribuir para a democratização do conhecimento e a revolução no cenário musical, especialmente para artistas independentes, enfrentando desafios relacionados à raça e classe.

Ana GB, Relações Públicas e Co-fundadora do projeto

“Sabemos que no mercado tem muitas oficinas e cursos sendo oferecidos, mas também conhecemos a realidade de artistas independentes e profissionais que trabalham nesse cenário, nem sempre tem condições de pagar mais de R$ 500,00 ou mais por uma capacitação, e a forma que encontramos de democratizar esse acesso ao conhecimento é oferecendo oficinas com duração de até 3h por um valor acessível e aplicamos desconto caso a pessoa se interesse pela jornada completa, em alguns casos de parcerias, oferecemos bolsas”, completa Ana. 

Para Gustavo Alves, co-fundador do projeto, a falta de oportunidades reais que possam mudar essa realidade impacta diretamente a carreira desses artistas e contribui para o enfraquecimento do ecossistema cultural, agravando as desigualdades.

Gustavo Alves_crédito_ Bruno Preto

Servindo como resposta para um contexto desafiador, a Jornada Comunidades Sonoras, disponibiliza e democratiza conhecimentos que visam ajudar os artistas a revolucionar o cenário musical. O objetivo é fomentar um mercado mais consciente e atento a todos os aspectos envolvidos na carreira de um artista musical.

A comunidade focada na cena musical preta independente, tem se destacado como facilitadora fundamental para a mobilização necessária no ecossistema cultural e econômico local. Ao longo de seus três anos de atuação, a comunidade tem oferecido um ambiente seguro onde artistas podem se capacitar, conectar e impulsionar suas carreiras, contando com apoio e ferramentas exclusivas.

Além disso, a Amores Sonoros vai pesquisar o cenário em que está inserida, buscando desenvolver soluções que minimizem a desigualdade e os impactos negativos do racismo no mercado musical.

“Desde 2020 a Amores vem oferecendo conexões e oportunidades para artistas pretes independentes seja através das nossas redes ao divulgar gratuitamente esses, os conectando com seu público em potencial; seja com a produção de eventos presenciais na cidade de Salvador, a fim de fomentar a cena cultural local e dar oportunidade para que esses possam para além de contar suas próprias histórias, também possam trabalhar na formação de público e consolidação da sua marca no cenário local. A gente vem construindo um ambiente seguro onde esses artistas podem se desenvolver através de oficinas e workshops focados na profissionalização necessária para lidarem com um mercado competitivo como é o da indústria musical. Em nossa comunidade esses artistas podem fazer networking entre si, com profissionais do mercado musical e agentes culturais do Brasil todo”, ressalta Gustavo Alves

Essa iniciativa dá Amores Sonoros representa um passo importante para impulsionar carreiras musicais e fortalecer a comunidade artística, além de contribuir para uma maior equidade no mercado da música. 

Por Jadson Nascimento @jadsonn_nascimento

@euanagb, @gustavoalves_ , @dizvinicius 

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas