Foto de mulher segurando cartão Arariboia

A moeda social arariboia começou a circular na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, em 2022. Hoje, são mais de 90 mil pessoas em condição de vulnerabilidade social são beneficiadas pela moeda, que é também chamada de Bolsa Família Municipal.

A moeda arariboia, nomeada em homenagem ao indígena tupi, também incentiva o comércio local por só ser aceita em compras feitas na cidade. A arariboia possui o mesmo valor que o real, e cada família recebe inicialmente 250 arariboias. Eles também recebem 90 moedas a mais por integrante, e o valor máximo a ser recebido é de 700 arariboias.

O prefeito Axel Grael informou no início do mês que o valor deve ser ampliado. A partir de julho, se a proposta foi aprovada, a quantia recebida passará a ser de 293 arariboias e o máximo, 820, aumento de 20% em relação ao número anterior. 

Por volta de 8 mil estabelecimentos da cidade já aceitam a arariboia como método de pagamento. É possível conferir os beneficiários da moeda e os locais que a aceitam como no site da prefeitura de Niterói.

Apesar de 90 mil beneficiados, pode ter ficado gente de fora

Para receber a moeda, o cidadão de Niterói precisa estar cadastrado no CadÚnico e estar dentro da faixa de vulnerabilidade social, de acordo com os moldes do aplicativo.

No entanto, cidadãos niteroienses que alegam se enquadrar nos requisitos do programa não foram selecionados. Um protesto de mães em situação de vulnerabilidade social foi realizado em 13 de junho em frente à prefeitura.

A vereadora Benny Brioli (PSOL) apoiou as manifestantes. A manifestação não foi a primeira realizada pelo grupo, que protestou em março por uma nova listagem. 

A prefeitura de Niterói, em resposta às mobilizações, reforçou que o cadastramento no CadÚnico não garante aprovação no programa, e que é preciso possuir renda per capita inferior a 218 reais

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas