Nesta terça-feira, (27), acontecerá a “Feira LGBTRANS+” em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, localizada na entrada principal do campus de Ondina, Av. Milton Santos, s/n, Salvador – BA, a partir das 9h.
O evento gratuito e híbrido, é promovido pela startup de impacto social Tamojuntes tem como objetivo promover a inovação, desenvolvimento e empregabilidade.
Uma oportunidade para destacar os avanços conquistados, mas também para reconhecer que ainda há desafios a serem enfrentados na busca pela igualdade e pelos direitos dessa comunidade.
A opção remota, o participante acessará o conteúdo através de plataforma digital para acompanhamento das palestras, apresentações e rodas de conversa que serão realizadas no auditório da Escola de Dança da UFBA, com transmissão online.
Para se inscrever gratuitamente e obter uma certificação, você pode preencher o formulário usando o link: https://tamojuntes.com.br/form-feira/.
Os cofounders da Tamojuntes, Rafa Mores e Brenddáh Hudson, idealizaram a feira com foco em promover visibilidade, geração de renda e oportunidades para esse grupo. Responsáveis pela criação da primeira jornada de aceleração 100% gratuita de diversidade, inclusão e inovação – com metodologia proprietária e capacitação gratuita de mais de 60 pessoas LGBTQIAPN+, focados em pessoas trans e travestis; é o primeiro programa de Jovens Aprendizes trans afirmativo do Brasil.
Para Rafa Mores, é preciso criar oportunidades para essa população. “Estamos trabalhando a mais de 1 ano para fomentar a cultura do Orgulho LGBTRANS+ em Salvador, a cidade tem muito potencial para isso e estamos muito felizes em fazer a feira acontecer. Acreditamos que a empregabilidade da população trans e travesti é um dos problemas mais relevantes do Brasil atualmente, por isso criamos oportunidades como essa quando não tem”, completa Rafa.
A feira tem como principais objetivos sensibilizar lideranças de organizações para implementação da diversidade e inclusão no mundo do trabalho em Salvador, gerar renda e visibilidade para pelo menos 50 pessoas trans e travestis que vão contribuir com o evento; além de reunir pessoas trans, LGBTQIAPN+ e aliades, trazendo benefícios concretos e uma experiência inclusiva, acolhedora e de impacto.
“Temos expectativa de pelo menos 300 passantes durante a feira. Este evento é essencial para marcar a luta por visibilidade LGBTRANS+, para gerar oportunidade de renda para pessoas trans, travestis, e gerar impacto que abra caminhos para potencializar a diversidade e inclusão. A falta da inclusão é um problema estrutural, que fecha portas para pessoas trans na sociedade, nos colocando em lugares de pouco acesso, muita marginalização e violência”, explica Brenddáh Hudson.
Com espaço para debates, rodas de conversa com pessoas trans potentes que atuam na empregabilidade LGBTRANS, feira empreendedora, network, premiações e apresentações culturais, a feira contará com mais 21 palestrantes, entre eles Keila Simpson – Presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais, Thiffany Odara – primeira mulher trans feminista negra formada pela Universidade do Estado da Bahia, Alexandre Kiyohara – embaixador de diversidade e inclusão no mundo financeiro brasileiro, Noah Scheffel – fundador e CEO do EducaTRANSforma, Vitor Martins – Top Voice LinkedIn Carreira sendo um dos 10 perfis LGBTQIAPN+ mais seguidos e um dos 20 perfis mais relevantes sobre diversidade e inclusão, Paulette Furacão – assessora parlamentar da Deputada Olívia Santana e coordenadora do Coletivo LGBTQIANP Laleska D Capri, Rafa Mores – CEO e cofundadorie da Tamojuntes, especialista em Diversidade e Inclusão pela Universidade de São Paulo (USP), Brenddáh Hudson – head de tecnologia, com especialização em UX (Experiência da pessoa Usuária) com foco em Diversidade, Inclusão e Inovação na Tamojuntes.
@walmelo_jornalismo