O município de São José da Lagoa Tapada, a 450 quilômetros de João Pessoa, teve sua rotina modificada na última sexta-feira, 7, com o início da mostra de filmes paraibanos na cidade do sertão. A estréia foi do curta-metragem “Labuta”, que foi gravado na própria cidade em março deste ano.
Além do filme citado, a programação da mostra de cinema teve os filmes “Lá de trás da serra”, de Paulo Roberto; “Capela”, de Ramon Batista e “Na cabeça do povo”, de Helena Pereira. Toda a programação foi aberta ao público de forma gratuita.
“Labuta” conta a trajetória e a força de uma agricultora sertaneja e sua sobrevivência no interior da Paraíba. O roteiro é de Ramon Batista e a direção de Bruno Nogueira, que também assina o roteiro junto com Ramon.
O filme é resultado de uma oficina de cinema ministrada pelo cineasta paraibano Torquato Joel, a quem o diretor dedica o filme. As oficinas de Torquato têm levado o cinema para muitos municípios do interior através do projeto ViAção.
Enquanto Bruno Nogueira assina o roteiro com Ramon Batista, o próprio Ramon também assina a direção de fotografia do filme. Ele já tem outras produções em sua trajetória e já dirigiu curtas como “Capela”, “Fogo-pagou” e “Aroeira”.
A realização de “Labuta” contou com o apoio da prefeitura Municipal de São José da Lagoa Tapada e de empresários e moradores da cidade.